October 7 2015

Jeniffer Elaina da Silva

6 coisas que você deve saber sobre um rastreador

300x250

Quando se fala de rastreador de automóveis só se lembra que ela ajuda a localizar o veículo, porém muitas de suas informações são esquecidas, por isso saiba mais sobre ele.

1 – Tecnologia de rastreamento

Todo mundo acredita que os rastreadores funcionam apenas utilizando a tecnologia via satélite, porém isso não é bem verdade. A maior parte das empresas realmente utiliza a tecnologia GPS, ou seja, aquela que o sinal é transmitido com auxílio de satélites e que por conta disso possui uma maior área de cobertura.

Porém a tecnologia por radiofrequência também pode ser empregada e nesse caso ela funciona como os celulares utilizando antenas. Ela possui um alcance menor uma vez que precisa de uma antena por perto para funcionar perfeitamente, porém não deixa de ser eficiente. Em alguns casos é possível encontrar empresas que utilizam as duas tecnologias simultaneamente.

2 – Nem todo rastreador tem mensalidade

Algumas empresas prestam o serviço de rastreamento e cobram uma mensalidade por isso, uma vez que elas contam com toda uma estrutura por trás disso. Nesses casos além do serviço de rastreamento se tem a disposição uma central de monitoramento e muitas vezes equipe de apoio para ajudar na recuperação do veículo.

Existem alguns casos em que se pode adquirir o aparelho rastreador e você mesmo “instalar” ele no veículo e monitorar. Apesar de não possui uma mensalidade tudo fica por responsabilidade do proprietário e em caso de problemas não é possível contar com um suporte.

3 – Os rastreadores cabem na palma da mão

Quem acha que ele precisa ser um equipamento grande para conseguir emitir sinal está muito enganado. Os rastreadores são equipamentos pequenos, isso porque eles precisam ficar instalados discretamente no veículo para que não sejam percebidos pelos bandidos. O tamanho exato e o formato vai variar de um aparelho para o outro.

4 – São baratos

Isso quer dizer que eles custam 10 reais, porém também não custam mil. O valor vai variar de acordo com cada equipamento, mas é possível adquirir uns muito bons por cerca de 300 reais. Quando considerado o custo benefício que eles proporcionam e os altos índices de recuperação dos veículos esse valor se torna praticamente insignificante.

5 – Permitem o rastreamento online

Isso mesmo usando a internet é possível saber exatamente onde o seu veículo se encontra naquele exato momento. Alguns rastreadores podem levar alguns instantes para atualizar, mas esse tempo não costuma ser superior a 3 minutos e dessa forma não interfere em nada na sua função.

Além disso, em muitos casos também é possível ter um histórico de todo o trajeto percorrido pelo veículo sabendo assim exatamente por onde ele andou.

6 – Podem te ajudar a economizar

Esse recurso é muito utilizado pelas empresas que desejam melhorar o seu desempenho logístico, isso porque com as rotas percorridas é possível saber se ela está adequada e atendendo as necessidades, além de ajudar na economia do combustível. Fora que é possível saber exatamente a quilometragem percorrida por cada veículo, assim se pode programar melhor as manutenções e evitar que as peças quebrem.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.