September 24 2013

Roberta Clarissa Leite

Como rastrear um veículo?

A tecnologia é a grande aliada nos nossos dias e pode nos ajudar muito em inúmeros campos. O boom no mercado atual é a venda de rastreadores de veículos, não é para menos, um equipamento que rastrea um bem valioso é item de segurança dos mais desejados. Você já imaginou o quanto ele pode ser útil?

Não é difícil listar as qualidades de se ter um rastreador e mais fácil ainda é explicar como funciona e enumerar suas vantagens. Então vejamos. Se você quer um dispositivo que informe onde seu carro está, é através do rastreador. Se você deseja um equipamento que monitore seu carro 24 horas, o rastreador é o candidato. E se você quer informações sobre velocidade, roteiro, local onde ele está estacionado, lá vem ele de novo.

Muita gente já disse que queria ser uma mosca para estar em um determinado lugar e saber o que se passa lá, o rastreador incorpora esse serviço, é possível ativar a escuta de cabine.

É ele que acompanha seu carro por qualquer lugar que ele vá, dirigido por ladrões, por exemplo, não agradável de imaginar , mas fácil de acontecer. O que vai aumentar suas chances em obtê-lo de volta? Seu rastreador.

Como funciona

O funcionamento é mais simples do que parece. Um rastreador de veículos é um equipamento utilizado para veículos terrestres, marítimos e aéreos. A forma mais popular é através de GPS – Global Positional System. Ou seja, satélites no espaço “trabalham” junto com seu rastreador, o posicionamento do seu carro em qualquer ponto da terra pode ser informado, através de referências de latitude, longitude e altitude.

As informações obtidas são geográficas e logísticas. O que quer dizer que, se você for dono de uma frota de veículos, você pode reduzir custos. Por que? Você terá números exatos de horas trabalhadas pelos seus funcionários, saberá onde a carga está, onde o motorista estacionou, a que horas chegou no local de entrega etc.

Roubo de cargas é uma das maiores dores de cabeça para empresários  e motoristas, com o rastreador você pode optar por serviços de instalação de câmeras com visualização em tempo real, sensores de abertura de portas e a telemetria, monitoramento que inclui: velocidade, consumo de combustível, acionamento de freios e embreagens.

Rastreadores para carros

Quer saber onde seu filho foi com seu carro? É simples saber não só o percurso, mas também a velocidade e onde o carro foi estacionado. Dependendo do contrato do serviço que você escolheu, é possível ter envio de equipe física ao local, no caso de sinistro, bloquear, acompanhar e abrir escuta ambiente da cabine, isso mesmo, um serviço de vigilância completo, concorda?

Já ouviu falar da cerca eletrônica?

É um serviço em que o rastreador determina o percurso onde o carro pode passar, determinado previamente por você através de uma cerca virtual, e se o carro ultrapassar esta área delimitada o rastreador informa ao dono via e-mail ou celular. Muito útil nos casos em que os pais emprestam o veículo aos filhos e querem ter certeza onde eles foram. É possível também receber informações sobre limites de velocidade atingidos pelo veículo.

Botão de pânico, o que é?

O botão é uma acionamento de segurança em situação de perigo, é instalado em seu veículo em local escondido, mas de fácil acesso. Ao pressionar o botão é acionado um alarme silencioso que avisa a central de monitoramento e em seguida a polícia é chamada.

As informações obtidas através de rastreadores são facilmente checadas pelo cliente através de login e senha na internet. Com a instalação do rastreador você traz uma economia de até 25% ao contratar um seguro auto.

É de 98% o índice de recuperação de veículos com rastreadores.

E você, já utiliza os benefícios dos rastreadores?

Sobre o autor: Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experência em radiofônia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Luiz Filho January 28, 2014 at 10:11 am

Boa tarde,

Se o sinal é via satélite em tempo nublado e chuvoso o sinal cai? Como o da TV por assinatura?

E se isso acontecer no momento de um furto ou roubo e a gente não conseguir localizar o veículo o que vocês fazem?

Obrigado.

nagem moura kahwage May 15, 2014 at 2:02 pm

Bom dia,
É possível saber se há algum dispositivo instalado no carro e como localizá-lo?

Obrigado.

Antonio August 22, 2014 at 7:08 pm

Olá,

Eu posso comprar um rastreador e usá-lo sem precisar pagar uma mensalidade para vocês? Usando o iPod ou o iPhone?

Att.

Teofilo Alvares August 25, 2014 at 1:21 pm

Bom dia,

Este equipamento funciona com celular?

Att.

Postar um comentário