Enquanto os índices de roubo de veículos seguem em alta, no país, alarmando autoridades e amedrontando muitos condutores que apenas desejam gozar do seu direito de ir e vir, o setor de acessórios automotivos segue atento em diferentes maneiras para garantir que o veículo, e os seus respectivos proprietários, permaneçam em segurança e sem riscos.
E, hoje em dia, depender exclusivamente dos seguros não tende a ser o suficiente para garantir o pleno conforto dos condutores. Por isso, esses equipamentos de segurança garantem que as dores de cabeça sejam minimizadas exponencialmente.
Abaixo, você confere algumas dicas primordiais sobre como proteger o seu veículo e todas as pessoas que trafegam com você, diariamente, a bordo do seu veículo. Confira, logo abaixo.
Dicas para quem deseja manter o seu veículo protegido
Alarme: um dos recursos mais populares de proteção, o alarme garante uma ampla diversificação de produtos, que vão desde a seleção de sons de sirene, como monitoramento de portamalas e capô e outros sinais, como controle por presença, por exemplo, que podem bloquear o veículo, inclusive.
Bloqueador: mais um que tem feito a diferença no mercado, auxiliando o motorista a partir do momento em que existe uma violação – seja ela um furto ou roubo. Acionado, o bloqueador tem a capacidade de interromper a bomba de combustível ou, também, a ignição do veículo. Trata-se de uma opção barateada, no mercado, e com mensalidades baixas.
Rastreadores: eles são os mais tecnológicos, atualmente, e garantem um controle maior do condutor com o seu veículo, uma vez que o carro permanece sempre monitorado, com o seu localizador ligado.
Sua tecnologia, com GPS ou satélite, permite uma abrangência maior e diferenciada. Além disso, é possível manter o controle de toda a trajetória do veículo, a partir do momento em que foi roubado, podendo recuperar todo o percurso realizado.
“O mais importante não é o equipamento, e, sim, o serviço oferecido. É isso que a pessoa deve priorizar na hora de escolher qual rastreador vai usar”, revela Pedro Coli, o gerente de marketing e vendas da Ituran, tida como uma das empresas mais conceituadas de rastreamento do Brasil.
Seguro barateado: embora os dispositivos ajudem o motorista a ter mais conforto e segurança a bordo, um diferencial de tê-los instalados é o fato de que os seguros levam em consideração a presença e uso deles, tornando o seguro mais barato, durante o cálculo das apólices.
Antifurto: uma nova lei, a 245, está prestes a vigorar, e vai obrigar os novos veículos a saírem, já de fábrica, com bloqueadores. Ativá-lo, no entanto, ficará à escolha do proprietário do veículo, já que existem despesas mensais com o serviço do aparelho.
Não faltam marcas de renome, ou ainda recentes, que ofereçam cada um desses produtos e serviços, no mercado. Mas algo que mostra o quanto esses dispositivos de segurança estão ficando cada vez mais utilizados, e populares, é justamente a oferta cada vez maior de nomes e utilidades diferentes, mostrando que o consumidor está, sim, preocupado com a sua segurança – e investindo pesado nisso.