Hoje me dia ter um veículo não é apenas sinônimo de comodidade, mas também de preocupação. Isso porque a grande quantidade de veículos roubados assusta, sendo preciso fazer um seguro, colocar alarme e também um rastreador.
A grande vantagem do rastreador é poder recuperar o veículo com uma maior facilidade, porém é preciso entender como ele funciona.
Rastreador x localizador
Há o erro muito comum de confundir o localizar com o rastreador, pelo fato de que eles trabalham de forma parecida. Nos dois casos são instalados equipamentos no veículo que permitem que ele seja localizado e o rastreamento é feito por uma empresa especializada que cobra uma mensalidade pelo serviço.
Porém, o localizar é bem mais simples, pois ele só é ativado quando o cliente entre em contato com a central de atendimento e informa sobre o roubo ou furto. Nesse caso é emitido um sinal e informada a localização do carro.
Já o rastreador guardar todo o histórico de movimentação do veículo sem a necessidade de ser acionado. E em caso de roubo ou furto é possível saber todo o caminho que o veículo percorreu até chegar ao local que está.
O rastreador tem um custo de equipamento mais elevado que chega a até 10 mil reais e uma mensalidade também mais alta. Porém ele pode oferecer serviços adicionais como monitoramento de velocidade, localização do veículo pela internet, alertas de manutenção e outros que são muito úteis principalmente para empresas.
Rastreador via rádio frequência x GPS
A rádio frequência trabalha com o uso de antenas que emitem ondas eletromagnéticas. Como desvantagem tem uma área de captação de sinal limitada e passível de sofrer interferência magnética, porém consegue rastrear o veículo em ambiente cobertos ou fechados.
O GPS utiliza a mesma tecnologia das operadoras de celular e transmite as ondas de rádio por satélite. Por conta disso ele consegue alcançar uma área de abrangência bem maior e ser mais preciso na localização.
Como escolher o rastreador veicular mais eficiente
Existem diversas marcar e empresas que operam com rastreamento veicular, por isso opções existem. Nesse caso é preciso verificar a que melhor atende ao seu perfil.
Em questão de valores é possível por pouco mais de R$ 50,00 por mês ter o serviço, mas há empresas que cobram bem mais caro por oferecem outros adicionais. Uma grande vantagem de ter esse tipo de equipamento é que se pode conseguir uma redução no valor do seguro.
Para você fazer a melhor cotação na hora de comprar um rastreador veicular mais eficiente é possível contar com ajuda do Rastreadores.org e conhecer os valores das melhores empresas de rastreamento para ter certeza de que está fazendo a melhor contratação, afinal, seu carro é um bem importante e merece um equipamento de qualidade.

Fechado para comentários.