Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Como colocar rastreador no carro

Talvez você não saiba, mas instalar um rastreador no veículo aumenta as chances de ele ser recuperado e ainda pode lhe promover um bom desconto no seguro auto.

Atualmente, quem está em busca de proteção para o carro não pode deixar de contar com serviços como o seguro veicular que repara os danos em diversas situações como roubo, furto, colisão e demais danos.

No entanto, se a ideia é conseguir recuperar o veículo que foi roubado, mais do que contar com um seguro auto, é preciso também contar com um rastreador veicular.

Um dos equipamentos e serviços mais eficazes em casos de roubo ou furto.

Neste artigo, explicaremos melhor como esse equipamento funciona, como colocar rastreador no carro e quais são as diversas maneiras de ter esse equipamento no veículo. Então, acompanhe e veja como fazer a instalação.

Como colocar rastreador no carro

Imagem: Getty Images

Conheça todas as variedades de rastreadores

Para que você entenda melhor como colocar rastreador no carro e saiba fazer a escolha do equipamento e serviço que melhor lhe atende, explicaremos brevemente quais são os tipos de rastreadores e serviços e como eles funcionam.

Rastreador GPS

Esse modelo de rastreador utiliza da tecnologia de geolocalização global para localizar o veículo.

Ou seja, um pequeno equipamento instalado no carro emite um sinal que é enviado para os satélites na órbita do nosso planeta e, na sequência é devolvido para as centrais de controle do equipamento.

Fornecendo assim as coordenadas geográficas da localização do carro, geralmente esses dados fornecidos são aproximados, ou seja, a localização não é exata, podendo haver uma margem de erro de até 15 metros.

No entanto, esse tipo de equipamento possui uma abrangência territorial muito grande.

Rastreador por radiofrequência

Esse modelo de equipamento funciona através de ondas de rádio, que são emitidas do equipamentos instalado no carro e captadas por antenas de rádio e comunicação.

Para depois serem enviadas às centrais de comando. Esse modelo possui uma área de cobertura menor, no entanto, sua precisão de localização é muito maior.

Rastreador móvel

Os rastreadores móveis têm a vantagem que não requerem instalação, tratam-se apenas que um equipamento que pode ser colocado dentro do veículo, em qualquer local como, por exemplo, embaixo do banco.

Esse equipamento possui uma bateria própria, que precisa ser recarregada com frequência e, é capaz de informar a localização do veículo.

É possível comprar facilmente esse tipo de aparelho que funciona através da tecnologia de radiofrequência, ou seja, necessita de uma linha de telefone para enviar o sinal ou até mesmo transformar um celular em um rastreador.

Nesse caso não é preciso se preocupar com nenhum tipo de instalação e o rastreador pode ser levado facilmente de um carro para outro.

Rastreador fixo

Esse tipo de equipamento é instalado entre a parte mecânica do veículo, sendo ligado diretamente na bateria do carro, responsável por alimentá-lo.

Alguns modelos ainda contam com um sistema de bloqueio do veículo. Capaz de fazer com que o carro pare de funcionar se preciso.

Por isso, é importante contar com um profissional competente na hora de realizar a instalação do rastreador de carro fixo. Assim, você evitará qualquer problema que possa afetar o funcionamento do veículo.

Como funcionam os serviços de rastreamento?

Quando falamos de operação de rastreamento existem duas possibilidades de serviço, a primeira é quando o próprio motorista compra o equipamento, instala e cuida do monitoramento e, o segundo é contratar uma empresa especializada para realizar o serviço.

Veja melhor a seguir, como cada um deles funciona:

Rastreamento por conta própria

Quando se decide comprar um rastreador para colocar no carro por conta própria é preciso que todos os passos, desde a instalação do equipamento até o monitoramento e rastreamento do veículo, também sejam feitos de maneira independente.

É preciso que o motorista compre o aparelho, pesquise por um bom profissional e cuide pessoalmente de toda a programação do rastreador e monitoramento do veículo.

No entanto, como tudo será feito por conta própria, o valor de instalação pode ficar bem caro, sendo preciso pesquisar bem se não quiser pagar mais.

Rastreamento realizado por empresas especializadas

Já quem optar em contratar um rastreador através de uma empresa especializada neste tipo de serviço, tem algumas vantagens na hora da instalação e monitoramento.

Pois, após escolher o plano de rastreamento, a instalação será feita por um profissional credenciado e autorizado, muitas vezes de maneira gratuita ou com um custo muito baixo.

Para isso, basta que o carro seja levado até um local de instalação. Em algumas situações, é possível que o técnico vá até à residência da pessoa ou outro local de preferência para colocar o equipamento no veículo.

Ao contratar uma empresa você também não precisará se preocupar em comprar um equipamento, normalmente ele é fornecido em sistema de comodato, não gerando nenhum ônus.

Além disso, você também não precisará se ocupar com a programação do equipamento e muito menos o monitoramento do veículo.

Essas empresas geralmente contam com centrais de monitoramento que funcionam 24 horas e ainda oferecem outros tipos de serviços como guincho, socorro mecânico e mais.

Esses são os maiores benefícios em contar com essa opção, ter um profissional especializado responsável pela instalação do equipamento e poder contar com o suporte de uma central especializada para o monitoramento do seu carro.

Por que instalar rastreador no carro diminui o preço do seguro auto?

A resposta para essa pergunta é simples, quando um veículo conta com um rastreador instalado as chances de ele ser recuperado após um furto ou roubo são de 99%.

Por isso, invariavelmente o valor do seguro auto é reduzido quando o veículo conta com esse tipo de equipamento.

Apenas no ano de 2016, foram registrados mais de 100 mil roubos e furtos de veículos em todo o território nacional. E, de lá para cá, esse número vem aumentando gradativamente.

No entanto, assim como o número desses crimes aumenta, a procura pela instalação de rastreadores de carro também sobe.

Esse crescimento se deve a eficiência desse produto e das centrais responsáveis, como no caso de um motorista empresarial que teve o veículo que dirigia roubado e conseguiu recuperá-lo em pouco tempo.

Depois de acompanhar esse artigo, certamente você não terá mais dúvidas sobre o assunto. No entanto, se ainda houverem dúvidas, vale a pena procurar um profissional especializado e pedir mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas