Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Qual a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência?

Você está pensando em conquistar mais segurança para sua família e seu veículo, mas não deseja pagar muito por isso? Contar com um equipamento de rastreio pode ser a solução. Acompanhe este artigo e entenda a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência.

Os altos índices de violência no Brasil, tem feito com que a população procure por diferentes maneiras de se proteger, tanto fisicamente como a seus bens, móveis e imóveis.

Essa procura fez com que a busca por seguros de vida, saúde, residencial e veicular aumentasse muito.

No entanto, nem todo mundo tem condições de contar com esses serviços, além disso, existem algumas pessoas que acreditam que quanto mais meios de proteção tiverem a sua disposição, melhor será.

E, na verdade quando falamos de proteção para um carro, de fato isso é verdade. É exatamente por isso, que muitas pessoas procuram os rastreadores veiculares.

O grande problema é que existem diferentes tipos de equipamentos e, nem todas as pessoas sabem qual a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência.

Por isso, preparamos este artigo para explicar melhor a importância de contar com um rastreador, mesmo já tendo um seguro auto e mostrar a diferença entre o rastreador via satélite x radiofrequência.

Qual a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência?

Imagem: Getty Images

Por que é importante contar com um rastreador veicular?

Os rastreadores veiculares são equipamentos que permitem localizar um veículo em tempo real, sabendo exatamente por onde ele está circulando.

Esses equipamentos são extremamente úteis em casos de roubo ou furto de veículos, uma vez que aumentam em mais de 90% as chances de recuperação do carro.

Além disso, esses aparelhos podem oferecer outros serviços como monitoramento pessoal, permitindo, por exemplo, que pais saibam por onde e, a que velocidade seus filhos circulam pela cidade.

Serviços de assistência 24 horas e muito mais. Tudo dependerá da empresa que está oferecendo o produto.

A maioria das empresas que oferecem os rastreadores de carro, possuem uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia, o que aumenta muito a segurança dos clientes e as chances de uma recuperação mais rápida do veículo.

Além disso, o proprietário do veículo ganha mais tranquilidade para sair a qualquer hora com o seu automóvel, pois em caso de se tornar vítima de algum crime, o carro pode ser encontrado com mais facilidade.

Outra questão importante a ser mencionada é que o seguro auto para carros com rastreadores é muito mais barato, que o seguro para um carro que não possui esse equipamento.

Ou seja, vale muito a pena o investimento em um rastreador de carro.

De um modo geral, os rastreadores são encontrados em duas versões tecnológicas uma que funciona através de satélites e outra que funciona através de ondas de radiofrequência.

Acompanhe este artigo e entenda a diferença entre as duas.

Rastreadores via radiofrequência

Um ponto importante para entender qual a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência é que, enquanto os rastreadores via satélite possuem uma abrangência territorial maior e uma margem de precisão menor.

Os rastreadores via radiofrequência são mais precisos na localização do automóvel, podendo localizá-lo inclusive em ambientes cobertos ou totalmente fechados, no entanto, sua abrangência territorial é mais limitada.

Ou seja, apesar dos rastreadores via radiofrequência possuírem uma boa recepção de sinal, sem prejudicar seu desempenho, serem modernos e contarem com tecnologias mais avançadas para encontrar o carro, já que podem monitorar o carro de qualquer lugar, podendo encontrá-lo independentemente de onde ele esteja.

Eles possuem uma área de alcance bem menor do que os rastreadores via satélite que, de maneira geral costumam apresentar uma imprecisão de localização entre 4 e 15 metros.

Além disso, ambos os modelos podem contar também com o sistema bloqueador de partida, uma tecnologia que, ao ser acionada corta a alimentação do motor do veículo, fazendo com que o carro pare de andar e, acabe sendo abandonado.

Qual a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência?

O rastreador via satélite tem um funcionamento parecido com a tecnologia encontrada nos celulares (GSM).

Em séries e filmes policiais é muito comum vermos os personagens encontrando determinada localização apenas com a rede do celular.

O funcionamento de um rastreador via satélite é bem parecido com isso. Os dados desse tipo de rastreador são recebidos via GPS. Assim como nos smartphones e tablets que possuem geolocalização via internet.

A grande vantagem deles é a área de cobertura, já que podem ser localizados em praticamente todo lugar do mundo.

Ele é recomendado para pessoas que costumam fazer grandes viagens de carro, já que com ele não perde a cobertura facilmente, independentemente da localização.

As desvantagens é que além de existir uma pequena margem de erro na localização exata do veículo, ele ainda é um aparelho grande, e assim, é mais difícil de esconder.

O que pode atrapalhar sua operação no momento de um assalto, por exemplo. Outro ponto negativo é que seu custo de operação é caro.

A instalação e manutenção desse dispositivo tem preços mais elevados do que outros rastreadores.

Já os rastreadores via radiofrequência, funcionam através de antenas de rádio. Ou seja o aparelho emite um sinal de localização que é captado pelas antenas de rádio e telefonia celular e encaminhado à central de monitoramento.

Essa transmissão de sinal rápida e curta, quando comparada com a via satélite, é muito mais e eficiente, uma vez que as ondas de radiofrequência atravessam paredes mas as ondas de satélites não.

Ou seja, além de uma maior precisão, esse tipo de equipamento ainda permite que o veículo seja encontrado em estacionamentos e ambientes fechados e até mesmo subterrâneos.

O problema desta tecnologia é que área de cobertura é mais restrita, muitas vezes se estendendo apenas na cidade de contratação do veículo.

Logo, se você não costuma viajar com seu carro, esse pode ser o modelo mais indicado.

Qual o melhor modelo de rastreador?

Após saber qual a diferença entre rastreador via satélite x radiofrequência fica difícil dizer qual modelo é melhor ou pior, já que cada um tem as suas características específicas e atende a diferentes necessidades.

Decidir qual o melhor modelo de rastreador dependerá apenas de cada motorista, é preciso que suas necessidades sejam avaliadas, de acordo com a sua realidade, cotidiano e uso do automóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas