Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Guia sobre rastreador de veículos

O rastreador de veículos está cada vez mais comum, pois é uma medica extra de proteção contra os bandidos. Mesmo assim muita gente ainda não sabe exatamente como ele funciona e o que pode oferecer.

Se quer ficar informado sobre tudo do rastreador de carros, confira essas informações.

Guia sobre rastreador de veículos

Imagem: Getty Images

O que é o rastreador veicular?

Ele é um equipamento que fica instalado no veículo e envia o seu posicionamento. É possível por meio de sistemas específicos saber a posição exata de um veículo.

Ele também é chamado de monitoramento que veículo, pois, permite saber a posição exata em que o carro está e assim acompanhar se algo de anormal acontecer.

De que forma o rastreador funciona?

Esse equipamento instalado no veículo fica conectado com antenas, enviando sinal constantemente. Há também a possibilidade da conexão ser feita via satélite.

Cada empresa que trabalha com rastreador de veículo possui um modelo diferente de equipamento, assim como softwares de monitoramento.

Empresas que fornecem o serviço mensal, fazem a instalação do equipamento, auxiliam no monitoramento quando acionadas e disponibilizam acesso via web para que o monitoramento possa ser realizado.

Qual a tecnologia dos rastreadores?

Existem 2 tecnologias mais utilizadas, uma delas é a GPS (Global Position System) e que se tornou a mais usual.

Nesse caso o rastreamento é feito com o auxílio de satélites que recebem o posicionamento do veículo em qualquer lugar do planeta.

Ao todo são 24 satélites que circulam a Terra e pelo menos 4 deles devem estar disponíveis recebendo os sinais do veículo.

Esses sinais são enviados e forma de geolocalização e são identificados normalmente com o auxílio de mapas, indicando o posicionamento.

Outra tecnologia utilizada é a de radiofrequência (RF), nesse caso o sinal é transmitido via antenas.

Nos dois casos o monitoramento é bastante amplo e funciona em lugares fechados como estacionamentos subterrâneos.

Qual a melhor tecnologia?

Isso vai depender da necessidade de cada motoristas, porém, a tecnologia via RF é mais recomendada para quem circula nas grandes cidades. Isso acontece porque a localização é feita por meio da triangulação de sinale, mesmo havendo barreiras físicas não haverá problemas de interrupção.

Por outro lado, em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde não existe a cobertura de antenas a RG não irá funcionar.

Já o GPS é mais indicado para quem tem o costume de viajar e percorrer grandes distancias.

Por ter uma cobertura global acaba sendo mais abrangente, entretanto, algumas barreiras físicas podem impedir o recebimento do sinal. Um estacionamento no subterrâneo pode ser um problema para localizar o veículo.

Porém, nada impede que uma tecnologia ou outra seja utilizada.

Existem algumas empresas que por uma necessidade maior de rastreamento, utilizam as duas tecnologias combinadas, garantindo maior efetividade de cobertura.

O rastreador atualiza em quanto tempo?

O tempo para envio das informações pode variar de acordo com a tecnologia utilizada, assim como a empresa que presta o serviço.

Porém, esse costuma ser em média de 30 segundos, ou seja, a cada 30 segundos novas informações são enviadas, fazendo com que o posicionamento esteja sempre atualizado.

Rastreador é a mesma coisa que seguro?

Não. O rastreador ajuda a saber a posição do veículo em casos de roubo e furto. O seguro auto visa reparar danos financeiros.

Porém, é possível conciliar ambos os serviços e garantir uma coberturas mais abrangente.

Qual a vantagem em ter um rastreador e um seguro?

Além de garantir uma ampla proteção ao veículo, o rastreador garante um bom desconto no valor do seguro.

Como a porcentagem de recuperação de veículos com o rastreador é bastante alta, o índice de recuperação aumenta. Isso faz com que o valor do seguro fique mais acessível.

Existem empresas que oferecem os dois serviços em conjunto e que acaba sendo bem vantajosos. Ao fazer a adesão do rastreador já é ofertado o seguro.

No geral, quando ocorre essa venda conjunta o seguro oferecido é o básico com proteção contra roubo e furto. Porém, isso não significa que não se possa ter uma cobertura mais ampla.

Qual o valor de um rastreador para veículos?

O preço pode variar de acordo com o serviço escolhido. É possível adquirir o equipamento, instalar e monitorar por conta própria. Nesse caso é preciso verificar o valor do equipamento que necessita, é possível encontrar valores a partir de R$ 199,00.

Existem também as empresas especializadas em monitoramento, que cobram um valor mensal. Elas são responsáveis por disponibilizar os equipamentos, auxiliar com o monitoramento e oferecer serviços adicionais. Nesses casos os valor costumam ser a partir de R$ 39,90 mensais.

Qual é mais vantajoso o rastreador que pago mensal ou o que adquirir por conta própria?

Existem os dois modelos, pois eles atendem a necessidades diferentes.

Quando se compra o aparelho e monitora por conta própria será preciso instalar o equipamento e para isso é necessário um conhecimento prévio. Se não tiver deverá pagar a mão de obra.

Outra questão é que toda a responsabilidade do monitoramento será sua, assim, se o carro for levado será preciso saber a sua posição, entrar em contato com a polícia e fazer tudo sozinho oque muitas vezes pelo susto do roubo se torna ainda mais difícil.

O rastreador com assinatura mensal minimiza alguns problema como o de ter de encontrar mão de obra especializada para fazer a instalação. A empresa se encarrega disso e também da manutenção do equipamento se ele apresentar algum problema.

Apesar da cobrança do valor mensal, se pode contar com um suporte 24 horas de uma central de atendimento que auxilia em situação de roubo e risco e, em algumas empresa e possível contar com suporte aéreo e terrestre para a recuperação do carro.

Que tipos de veículos podem ser rastreador?

Basicamente qualquer veículo pode ser rastreado seja ele de uso pessoal ou de empresa.

O carros de passeios e motos são os mais comuns entre as pessoas físicas que desejam proteger os seus bens.

As empresas também utilizam o serviço de rastreador de veículos muitas vezes para monitorar a sua frota, seja ela de carro, moto ou caminhão.

Há também quem opte por rastrear veículos menos comuns como tratores, máquinas pesadas e barcos e o funcionamento do equipamento seguirá o mesmo princípio.

Como faço para ter um rastreador veicular mensal?

Primeiro é preciso escolher a empresa que será responsável por ofertar o serviço. Feito isso basta entrar em contato, por telefone ou por site.

Adquirido o produto será combinada uma data e local para que seja feita a instalação do equipamento. Depois disso, basta efetuar o pagamento do serviço para mantê-lo em funcionamento.

Existem serviços adicionais que o rastreador oferece?

Sim, mas isso vai depender do que foi contratado com a empresa. Veja alguns:

Botão de pânico: esse é um botão que fica escondido no carro, e pode ser acionado em situações de emergência, como um roubo. Ele envia uma notificação para a central que passa a fazer o monitoramento do carro.

Rotas percorridas: é possível visualizar o trajeto que o veículo percorreu, pois o seu posicionamento fica registrado no sistema por um período determinado.

Cerca eletrônica: com ela é possível monitorar se o carro saiu de um determinado perímetro. Ao perceber esse desvio uma notificação é enviada, pode ser por e-mail ou SMS.

Limite de velocidade: é possível estabelecer uma velocidade limite e sempre que o veículo ultrapassá-la será enviada uma notificação.

Por que eu deveria ter um rastreador veicular?

Não ache que esse é um serviço desnecessário, pois, ele tem uma grande utilidade, principalmente para quem se preocupa com segurança.

Quem tem um dos modelos de carros mais roubados merece redobrar a atenção nesse ponto.

Mas, separamos alguns motivos que podem te convencer de que um rastreador é indispensável:

  • Não é necessário analise de perfil para fazer a adesão
  • Permite por meio do smartphone ou computador saber onde está o carro em tempo real
  • Possui um preço acessível
  • Aumenta as chances do veículo ser recuperado em casos de roubo ou furto
  • Contribui para diminuir o custo do seguro
  • Em alguns casos, o rastreador pode ser contratado junto com um seguro de roubo e furto sem pesar no orçamento
  • Algumas empresas oferecem serviços de assistência 24 horas

Se o meu carro com rastreador de veículos for roubado eu serei ressarcido se ele não for encontrado?

As empresas de rastreamento apenas oferecem serviço de monitoramento e uma central que ajuda na recuperação do veículo, dessa forma, não há nenhum tipo de indenização caso não seja localizado.

Porém, é bastante comum haver a parceria entre uma seguradora uma empresa de rastreamento, o que permite que a pessoa adquiria um seguro junto.

Esse seguro costuma ter uma cobertura mais simples, atendendo apenas em casos de roubo e furto quando o carro não é recuperado.

Se a pessoa tiver contratado o seguro junto com o rastreador será ressarcida de acordo com a tabela Fipe e regras do contrato, caso contrário deverá arcar com todo o prejuízo.

Quais são as empresas que atuam no Brasil?

Existe uma infinidade de empresas que trabalham com rastreador de veículos, sendo que os serviços oferecidos se diferenciam.

Algumas atuam apenas com pessoas físicas, oferecendo o rastreador para carros e motos. Outras são focadas em rastreamento de frotas e caminhões e algumas atuam com todos esses serviços.

Algumas das mais conhecidas são: Ituran, Positron, Porto Seguro, Graber, Siggo, Tracker, CarSystem, OnixSat, Khronos e Autotrac.

O que analisar antes de escolher uma empresa de rastreamento?

  • Analise se ela possui uma boa reputação
  • Converse com pessoas que já utilizam ou utilizam o serviço para conhecer as suas experiências
  • Veja se a tecnologia oferecida atenderá a sua necessidade
  • Analise o histórico de recuperação de veículos
  • Saiba como será o suporte em casos de roubo e furto ou se precisar buscar informações
  • Analise se há possibilidade de contratar junto um seguro
  • Confira quais serviços adicionais são ofertados
  • Faça uma pesquisa de valores para saber o melhor custo-benefício

O rastreador de veículos é um equipamento que garante mais tranquilidade aos motoristas e que pode diminuir prejuízos financeiros.

Faça uma cotação de um rastreador veicular e veja como ele pode caber muito bem no seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas