Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Como escolher o melhor rastreador veicular

Está decidido a instalar um rastreador automotivo no seu veículo, mas não sabe qual escolher? Acompanhe este artigo e veja como escolher o melhor rastreador veicular e proteger o seu carro contra roubos e furtos.

Todo mundo sabe que contar com um seguro auto é fundamental, no entanto, nem todo mundo pode ou quer pagar o valor cobrado por esse serviço.

Para essas pessoas, uma opção que está crescendo muito entre os motoristas é o rastreador veicular.

Ele protege o seu carro contra roubos e furtos a um custo menor do que de um seguro tradicional.

Por isso, muita gente acaba optando pelo rastreamento veicular.

Se este é o seu caso, já deve ter percebido que este tipo de proteção oferece uma série de possibilidades, e consequentemente deve estar em dúvida sobre qual escolher.

Neste artigo, falaremos mais sobre os tipos de rastreadores veiculares existentes, os serviços prestados pelas empresas e as opções de contratação nesse ramo.

Isso ajudará a tornar a pesquisa sobre valores e benefícios oferecidos bem mais simples.

Acompanhe este artigo e saiba como escolher o melhor rastreador veicular para o seu carro.

Como escolher o melhor rastreador veicular

Imagem: Getty Images

Quais são os tipos de sistema de rastreamento veicular?

Existem muitos tipos de rastreador veicular no mercado atualmente, e assim como em qualquer serviço ou nicho onde a oferta é grande, há também muita variação de preço.

No entanto, antes mesmo de sair por aí pesquisando preços e condições de pagamento, é importante que você conheça melhor todos os tipos de equipamentos e tecnologias oferecidas.

Atualmente existem basicamente três tipos de rastreador automotivo no mercado.

Veja a seguir quais são eles e como cada uma das opções de rastreador veicular funciona, com suas vantagens e desvantagens:

  1. Rastreador por GPS – Via Satélite

O tipo de rastreamento funciona através de uma tecnologia conhecida como GPS – Sistema de Posicionamento Global, onde o equipamento envia sinais para satélites localizados na órbita terrestre, informando sua localização através de dados como longitude e latitude.

Esses dados formam uma triangulação com os satélites e indicam com maior precisão a localização do veículo.

Por se tratar de um equipamento que funciona via satélite, sua abrangência é bem maior, tornando a cobertura do monitoramento do veículo muito grande.

Os satélites responsáveis por receber esses dados possuem uma tecnologia capaz de enviar os dados as centrais de monitoramento em uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.

Ou seja, esse tipo de equipamento funciona até mesmo nas áreas mais remotas, localizando o veículo em tempo real e com total precisão, fazendo o seu bloqueio no caso de roubo ou furto.

No entanto, assim como em qualquer tecnologia, nesta também existem pontos fracos, o principal deles é que, apesar do rastreador GPS cobrir uma área maior, ele não funciona corretamente se houverem obstáculos.

Isso significa que, se seu carro for levado por bandidos e estiver dentro de um estacionamento fechado, um túnel ou um lugar subterrâneo, o rastreador perderá a conexão com os satélites e será difícil encontrar o veículo.

Outra questão que pode ser interessante a ser considerada é que os equipamentos que possuem essa tecnologia geralmente são grandes e possuem uma antena externa.

O que pode tornar a instalação um pouco mais difícil, principalmente em relação a esconder o equipamento.

  1. Rastreador por Radiofrequência – RFID

O rastreamento veicular feito por radiofrequência, também conhecido pela sigla RFID, do inglês – Radio Frequency Identification, funciona através de ondas eletromagnéticas, ou seja, ondas de rádio.

As aprimorações desse sistema ao longo dos anos permitiram que ele fosse capaz de armazenar dados em um microchip, como é atualmente, tornando-o mais eficazes no quesito, receber e transmitir dados de localização, geralmente também através de informações como longitude e latitude.

Os microchips instalados e devidamente configurados nos rastreadores se comunicam com as centrais de monitoramento através de antenas de rádio comuns, espalhadas por áreas metropolitanas.

Esse meio de comunicação torna esse tipo de localização muito mais precisa do que a oferecida pelo GPS, inclusive em áreas fechadas como estacionamentos, túneis e locais subterrâneos.

No entanto, ela funciona apenas em área urbanas, onde existem antenas de rádio por perto.

Ou seja, apesar de fornecer dados com maior precisão esse sistema possui uma cobertura muito menor no quesito abrangência territorial.

Além disso, esses sistemas são muito mais vulneráveis a equipamentos criados para distorcem e impedir o sinal, comumente usados por ladrões de carro mais experientes.

  1. Rastreador via GSM – GPRS

É comum que as pessoas confundam esse sistema com o sistema de GPS via satélite, no entanto, eles são diferentes.

Está tecnologia funciona através do sistema GSM do inglês Global System for Mobile Communications, ou seja, através da frequência de ondas de telefonia celular.

Essa tecnologia permite a comunicação através de ligações ou mensagens de texto, funcionando em uma frequência média de 900 MHz à 1800 MHz.

Isso significa que suas ondas de transmissão são mais limitadas que as demais opções.

No entanto, como esse sistema opera através de ondas criptografadas, é mais difícil de ser interceptado.

Geralmente os equipamentos que funcionam através desse sistema não são vinculados a uma empresa de monitoramento como os demais, cabendo então ao motorista se responsabilizar pelo monitoramento, instalação e configuração do equipamento.

Mas não se preocupe, pois, esses passos são muito simples.

Para começar a instalação deste equipamento consiste apenas em escondê-lo em um local do veículo.

Isso porque a maioria dos modelos funciona com uma bateria independente, logo, não precisa ser ligado diretamente a bateria do veículo.

Mas terá o inconveniente de ser recarregada sempre.

Fora isso, para que ele funcione basta que se coloque um chip de telefonia celular habilitado no equipamento.

O monitoramento do veículo funcionará através deste chip, depois desse passo, para saber onde o veículo está basta ligar para o número do chip instalado no equipamento, em alguns segundos a pessoa receberá uma mensagem de texto com as coordenadas da localização do veículo.

Daí é só colocá-las em qualquer sistema de mapa e poderá saber onde ele está.

A vantagem desse equipamento é não precisar contar com uma empresa especializada para realizar o monitoramento, no entanto, a desvantagem é que ele pode ser facilmente localizado caso não seja escondido bem, e desabilitado.

Além disso, como existe um tempo de resposta entre a realização da ligação e o recebimento da mensagem, a localização do veículo não acontece em tempo real, como nas outras opções.

O que considerar na hora de escolher o melhor rastreador veicular

Além dos sistemas de rastreamento veicular é importante considerar outras vantagens e serviços que as empresas responsáveis pelo equipamento e monitoramento oferecem.

Atualmente, existem modelos muito avançados que permitem ao consumidor ter visibilidade de diversas informações como:

  • Rotas percorridas;
  • Velocidade em que o veículo andou;
  • Consumo de combustível;
  • Tempo de parada do veículo;
  • E muito mais.

Essas informações podem, por exemplo, tornar o serviço de monitoramento de uma empresa de transportes muito mais eficiente.

Assim como podem tornar a vida de pais de jovens recém habilitados mais tranquila.

Por isso, na hora de escolher o melhor rastreador veicular, considere o fato de que existem três componentes:

  • Meios de comunicação: forma de transmissão dos dados de localização e telemetria do dispositivo móvel para estação ou uma central de rastreamento.
  • Sistema de posicionamento: localização de um dispositivo móvel em um exato local.
  • Sistema de rastreamento e gestão de veículos: são visualizadores de mapas digitais simples ou com sistemas mais integrados com otimização e gestão de frotas.

Quais empresas oferecem o melhor rastreador veicular?

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois, isso dependerá diretamente da necessidade de cada cliente.

Por exemplo, se estamos falando de uma pessoa que viaja muito, a escolha pela tecnologia GPS pode ser a melhor.

No entanto se estivermos falando de uma pessoa que usa o veículo apenas dentro da sua cidade, a escolha pela tecnologia de radiofrequência pode ser a mais indicada.

Além disso, é preciso considerar também os serviços adicionais que cada um dos equipamentos e empresas oferecem.

Existem empresas que oferecem apenas o serviço de rastreamento com o suporte de uma central 24 horas, outras além do rastreamento oferecem o seguro de roubo e furto e assim por diante.

Por isso, resolvemos ouvir a opinião de quem usa o serviço e assim classificar o melhor rastreamento veicular segundo os clientes.

Nós utilizamos como fonte de pesquisa o site Reclame Aqui, onde encontramos as empresas de rastreamento com as melhores avaliações pelos clientes.

Veja a seguir o ranking das empresas com melhor reputação no site, com base no período de um ano, entre as datas 01/08/2018 e 31/07/2019:

Classificação Nota Empresa Reclamações realizadas Reclamações respondidas Solucionamento de problemas (%)
Bom 7.5 Pósitron Rastreadores 248 248 81,4%
Regular 6.1 CarSystem 2831 2779 72,2%
Regular 6.0 Grupo Graber 30 30 69,2%
Ruim 5.9 Sascar 346 345 61,3%
Ruim 5.9 Ituran Serviços 2589 2589 61,1%
Não Recomendada 4.6 Grupo Tracker 43 43 50%

Conheça melhor algumas das marcas de rastreadores mais populares do mercado

Para que você faça uma boa escolha, selecionamos algumas marcas mais conhecidas no mercado para que você avalie cada uma e escolha a melhor rastreador veicular. Confira a lista:

  1. Rastreador Ituran

A Ituran dispõe de tecnologia avançada, com produtos que garantem a proteção ideal contra furto e roubo de veículos, cargas e frotas.

A marca oferece um preço bastante competitivo sobre suas concorrentes, porém não disponibiliza de monitoramento em tempo real, além de que o carro não é monitorado 24 horas por dia, dentro dessa primeira opção (mais barata).

  1. Rastreador CarSystem

A empresa trabalha tanto com rastreador quanto bloqueador e ambos vêm com uma sirene de som alto, que alarma a todos que o veículo que está sendo roubado é monitorado.

Com o rastreador você pode monitorar o seu veículo através do computador, onde terá a localização imediata por satélite, no caso de furto ou roubo.

Além disso, a empresa oferece também botões antissequestro, colocados estrategicamente no veículo.

  1. Rastreador Sascar

A Sascar Rastreadores é uma das líderes nacionais do segmento, oferecendo monitoramento, rastreamento e gerenciamento de veículos.

Ela utiliza de várias tecnologias para proteger os veículos de seus clientes, como Radiofrequência, GPRS/GSM e Satélite.

O rastreamento é em tempo real e o cliente pode acompanhar por site ou aplicativo para iOS ou Android o seu veículo, onde e quando desejar.

A empresa faz o monitoramento pela internet, onde localiza o mesmo no caso de roubo facilmente.

Além disso, ela faz bloqueio remoto do mesmo e é possível também configurar alertas no sistema sempre que o veículo entrar ou sair de um determinado local informado, assim como quando ele se afasta da rota pré-definida ou quando está acima da velocidade pré-estabelecida.

  1. Rastreador Pósitron

Utiliza a tecnologia GPS e Rádio Frequência, oferecendo serviços variados para atender todas as necessidades de seus clientes.

Assim que recebe o alerta de furto ou roubo, a empresa bloqueia o veículo, onde ninguém consegue utilizá-lo até que seja recuperado.

  1. Rastreador Onixsat

Faz o rastreamento e comunicação via satélite, atendendo o mercado terrestre, aéreo e marítimo.

A Onixsat Rastreadores oferece produtos para atender todas as necessidades de cada cliente, dispondo de dispositivos móveis e equipamentos instalados nos veículos.

  1. Rastreadores Graber

A instalação do equipamento é gratuita e feita no endereço informado pelo cliente a partir de então o carro já pode ser monitorado.

Os rastreadores Graber possuem diferentes recursos que podem ser acessados pelo smartphone ou computador.

  1. Rastreadores Tracker

Os Rastreadores Tracker estão disponíveis para carros, motos, caminhões máquinas e pick-ups.

O atendimento da central é 24 horas por dia e conta com unidades de apoio aéreo e terrestre.

Optar por colocar um rastreamento veicular com seguro é bom?

Ter um seguro e rastreador no seu veículo é muito mais vantajoso.

Isso porque você conta a precisão do rastreamento veicular, caso o veículo seja roubado, e com a indenização do seguro para vários sinistros, conforme as coberturas contratadas.

Agora que você já sabe qual o melhor rastreador veicular, é só colocar um em seu carro e contratar um seguro auto.

Sem contar que se você for cotar o seguro já com o rastreador incluso, conseguirá ainda um bom desconto da seguradora.

Isso ocorre porque as chances de prejuízo para ela, por conta do veículo roubado, são quase inexistentes.

Ou seja, você tem as vantagens de usufruir os dois serviços e ainda os benefícios de ter um desconto ao contratar o seguro.

Além disso, o seguro te protege em caso de colisões, furtos, acidentes onde pode haver perda total, troca de pneu, socorro em várias situações.

Então, ao ficar na dúvida se contrata ou não o rastreamento veicular, analise todos os benefícios que ele oferece.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

16 Comentários

  • Bruno says:

    Olá, excelente artigo. Muito bom!

    Está de parabéns, eu atuo no mesmo ramo e adoraria entrar em contato para uma possível parceria!

    Meu nome é Bruno e você me encontra pelos meios do contato da empresa “Sallvo Rastreamento Veicular”

    Obrigado, abraços

    • Andréia Silveira says:

      Boa tarde, Bruno!

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org!

      Para se informar sobre parcerias, entre em contato com nossa equipe, utilizando nosso formulário de contato.

      Atenciosamente!

  • Adolfo Ricardo Salomão says:

    Olá!
    Gostaria de um rastreador para uma Sprinter ano 2013 chassi com baú. Gostaria saber os preços.

    Att

    • Andréia Silveira says:

      Boa tarde, Adolfo!

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org!

      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https:// goo.gl/EhyNVu e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

  • Carlos says:

    Olá, você saberia me dizer qual modelo de rastreador pode ser usado em grupos numa mesma plataforma de monitoramento (site, celular)?

    Att

    • Andréia Silveira says:

      Boa tarde, Carlos!

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org!

      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https:// goo.gl/EhyNVu e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

  • Dinho says:

    Boa noite,

    Quais os valores dos rastreadores?

    Att.

    • Fabiana Ferreira says:

      Boa tarde Dinho,

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org.
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https:// goo.gl/EhyNVu e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente.

  • Alberto says:

    Olá,

    Positron é muito ruim, não vale nada, e ainda me cobrou uma multa de aproximadamente 2.000,00 pra cancelar o que não funcionava.

    Att.

  • Gleiciano says:

    Olá,

    Ligar no 73-98852-XXXX, dúvidas sobre rastreador e plataformas.

    Att.

    • Fabiana Ferreira says:

      Boa tarde Gleiciano,

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org.
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https:// goo.gl/EhyNVu e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Cássio says:

    Muito interessante.
    O seguro normal está muito caro.
    É este é um excelente valor.
    Ótimo

  • Ilma says:

    Olá, gostei muito desse rastreador.

    Até mais.

  • Vanessa Panace says:

    Olá,

    Gostaria de valores de rastreadores para carro.

    Grata

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Vanessa,

      Obrigada por comentar no rastreadores.org,
      Entre em nosso site e preencha o formulário para que um dos vendedores entre em contato com você.

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas