Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

O carro perde a garantia se eu instalar um rastreador veicular?

Um dos motivos principais que muitas pessoas optam por comprar carros 0 km é a garantia. Mas será que o carro perde a garantia se eu instalar um rastreador veicular?

Sim, muitas pessoas quando decidem pela compra de um carro acabam optando por veículos novos, 0 km.

E na grande maioria dos casos, o motivador final dessa decisão é a garantia do carro, já que ninguém quer ter dores de cabeça com o conserto de problemas em seus carros novos.

No entanto, existe uma questão que ronda a cabeça de muitas pessoas em relação a esse assunto que é, o carro perde a garantia se eu instalar um rastreador veicular? Se você, assim como essas pessoas, também possui essa dúvida, acompanhe esse artigo e entenda melhor.

O carro perde a garantia se eu instalar um rastreador veicular?

Imagem: Getty Images

Instalar acessórios pode fazer o carro perder a garantia?

Geralmente sim. A instalação de equipamentos como aparelhos de DVD e som, e sensores eletrônicos de ré, por exemplo, são os principais responsáveis pelo cancelamento da garantia de muitos veículos que circulam por aí.

Isso acontece porque esses equipamentos interferem diretamente no funcionamento do sistema elétrico do veículo, fazendo com que a garantia do seu carro em relação à cobertura elétrica seja comprometida. Porém, essa não é uma condição permanente no caso de rastreadores, entenda melhor.

O carro perde a garantia se eu instalar um rastreador veicular?

A resposta para essa pergunta é que depende, de uma maneira geral não, o carro não perde a garantia se um rastreador veicular for instalado.

No entanto, para que esse benefício possa ser mantido é preciso que a escolha do equipamento seja feita com cuidado e, a instalação do mesmo aconteça de maneira correta e segura, por um profissional especializado.

Existem hoje no mercado alguns modelos de rastreadores veiculares pequenos, alimentados através de baterias embutidas, que não afetam o desempenho elétrico do veículo.

Isso acontece porque esses modelos não comprometem a instalação elétrica original do carro, ou seja, para que a instalação deles aconteça não é necessário que nenhum fio seja cortado para sua alimentação.

No entanto, se estivermos falando de um rastreador veicular maior, que necessite ser ligado a fiação elétrica do veículo para que funcione, então a resposta é sim, o carro perde a garantia se você instalar um rastreador veicular desse tipo.

Como garantir que a instalação do rastreador veicular seja correta?

Se você não quer correr o risco de ser apenas mais um número nas estatísticas de furto e roubo no Brasil, país onde um veículo é roubado ou furtado a cada 1 minuto, e pretende garantir com a instalação de um rastreador veicular, além de uma maior segurança, um valor mais em conta na contratação de um seguro auto.

O mais indicado é que você pesquise com cuidado os modelos de rastreadores disponíveis no mercado, escolhendo as versões mais modernas que contem com uma bateria embutida para seu funcionamento.

Quanto menor e mais autônomo esse tipo de equipamento for, maiores serão suas chances de manter a garantia do seu carro zero.

Além disso, é fundamental que a instalação seja feita por um profissional bom e sério, capaz de promover um serviço limpo e pouco invasivo.

Aproveite e peça ao profissional responsável pela instalação do equipamento que ele elabore uma lista contendo as instalações promovidas.

Posteriormente, anexe essa lista ao laudo técnico, feito em conjunto com a concessionária, apenas com a finalidade de certificar que sua garantia de fábrica será mantida.

Agora que você conhece exatamente quais são os acessórios que, ao serem instalados em seu carro zero, fazem com que você perca a garantia de fábrica, e sabe em que condições a instalação de um rastreador veicular não interfere nesse benefício, será mais simples escolher o modelo desse tipo de equipamento, o profissional que o instalará e até mesmo a empresa em que contratar o serviço de monitoramento.

3 Comentários

  • Edir Benedetti says:

    Olá,

    Em relação aos direitos do consumidor e ao direito de privacidade do cidadão, pode a seguradora condicionar a validade da apólice ao uso obrigatório do rastreador veicular?
    Isso, levando ainda em conta que pode haver a perda da garantia do fabricante do veículo caso algo afete a parte elétrica do carro.

    Att.

  • Doelson José Do Prado says:

    Boa tarde.

    Mais falando sobre o rastreador, o problema é que a seguradora é quem vai instalar o rastreador disse que não posso nem ficar perto no momento da instalação, como vou saber qual rastreador vão instalar.

    Att.

    • Fabiana Ferreira says:

      Boa tarde,

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org.
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https:// goo.gl/EhyNVu e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas