No Brasil, o roubo de cargas é algo comum. Por isso, o rastreador de caminhões é um dispositivo cada vez mais procurado, e útil. Mas você sabe qual o preço do rastreador de caminhão?
Apenas em 2016, foram registrados quase 25 mil casos pelas estradas do país, segundo dados da Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC&Logística). Quando possui um rastreador, o caminhão pode ser localizado geralmente por um serviço GPS. A carga, então, tem maior chance de ser recuperada, diminuindo o prejuízo da empresa e caminhoneiro.
O rastreio do caminhão também pode ser feito por tecnologia de radiofrequência. Nesse caso, ela é utilizada por meio de celulares. A opção se utiliza de antenas, e por isso tem alcance menor – o que não significa que é ineficiente.
Preço do rastreador de caminhão
Há duas formas que garantir a segurança de um caminhão. A primeira é por conta própria, em que basta adquirir o aparelho rastreador e instalá-lo no veículo. Nesse caso, o próprio indivíduo ou empresa faz o acompanhamento de seu trajeto, com o uso do celular.
A segunda alternativa é pela contratação do serviço de rastreamento de uma empresa especializada. Nesse caso, ela faz a instalação do equipamento e faz a cobrança de uma mensalidade para rastreá-lo continuamente.
O preço do rastreador de caminhão, nessa situação, varia muito. De acordo com a tecnologia do equipamento, sua área de cobertura e outros fatores. De qualquer forma, é possível encontrar no mercado produtos bastante eficazes por até R$300.
A principal vantagem na contratação de uma empresa é o suporte em caso de problemas. A central de rastreamento, por exemplo, costuma ter contato direto com a polícia. Assim, consegue agilizar o processo de recuperação do auto. Aqui, o dono do caminhão pode despender valores mensais a partir de R$89. Os valores aumentam de acordo com o tipo de caminhão e cobertura do rastreador.
Vantagens do rastreador
Além de permitir saber onde está localizado o caminhão, o rastreador tem outras funcionalidades. Ele pode, por exemplo, permitir o acesso a todo o trajeto percorrido pelo veículo sendo, inclusive, útil às empresas, que podem acompanhar o caminho de seus motoristas.
Alguns modelos de dispositivos também conseguem monitorar a temperatura do motor e o nível de combustível. Em caso de roubo, o sistema consegue até mesmo travar as portas e bloquear o funcionamento do veículo.
Para que todas as funcionalidades do equipamento funcione, o melhor é fazer sua instalação nos fios da parte elétrica do caminhão. Para uma instalação mais fácil, mas também com menos recursos, é possível instalar o rastreador próximo à ignição.