Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Tipos de rastreadores para carros

Quer instalar um rastreador em seu carro, mas não sabe qual escolher? Então conheça neste artigo os tipos de rastreadores para carros e saiba optar pelo melhor de acordo com sua necessidade.

Algumas pessoas acreditam que existe apenas um tipo de rastreador para veículos, mas, na prática não é bem assim que funciona. Na verdade, existem três tipos de rastreadores para carros, que possuem dois tipos de cobertura.

Para escolher aquele que melhor atenderá suas necessidades, é importante que você conheça bem cada uma das opções existentes no mercado.

Por isso, criamos esse artigo, para que você entenda exatamente como os tipos de rastreadores para carro funcionam e, na hora da compra possa fazer a escolha, considerando o modelo, o custo, a cobertura e todas as vantagens oferecidas.

Tipos de rastreadores para carros

Imagem: Getty Images

Quais são os tipos de rastreadores para carros?

Atualmente, existem três tipos de rastreadores para carros, os de tecnologia a base de GPS, radiofrequência e chip GSM. Acompanhe e conheça melhor cada um desses tipos e como eles funcionam:

  1. Rastreador via GPS

Esse tipo de dispositivo, também conhecido como rastreador por satélite, funciona com tecnologia de geolocalização.

Seu funcionamento pode ser resumido como a emissão de um sinal fornecendo as coordenadas geográficas, latitude e longitude, de onde ele se encontra, para um satélite que, por sua vez, envia esses dados para computadores ou aparelho celulares conectados à internet.

Sua cobertura é nacional, no entanto, ele funcionará apenas nas regiões que contarem com a presença de empresas de telefone.

Outro detalhe que precisa ser mencionado é que a localização fornecida pelo rastreador por GPS é aproximada, não exata.

  1. Rastreador via radiofrequência

O rastreador via radiofrequência funciona através de ondas eletromagnéticas, criando uma espécie de escudo ao redor do veículo.

Essa tecnologia torna a localização do carro muito mais precisa, sendo possível inclusive encontrar o veículo em ambientes fechados, vantagem que o rastreador por GPS não oferece.

Esse dispositivo, conta com um valor mais baixo que o anterior e uma capacidade de localização mais precisa, além disso, esse equipamento é capaz de resistir a interferências de outros dispositivos, como no caso o Jammer, o aparelho que bloqueia o sinal do rastreador.

No entanto, apesar de possui todas essas vantagens, o rastreador via radiofrequência conta uma desvantagem que pode ser crucial no momento da escolha, sua cobertura é apenas regional.

Ou seja, se você usa muito seu carro em viagens mais distantes, esse pode não ser o equipamento mais adequado para a proteção do seu veículo.

Isso acontece porque, para que ele funcione é preciso que existam antenas de rádio nas imediações onde o veículo se encontra, afinal, é através dessas antenas que o dispositivo se comunica com os computadores e celulares que o monitoram.

  1. Rastreador via Chip de telefonia celular

O terceiro e último dos tipos de rastreadores de carros é o dispositivo que funciona através de um chip GSM, exatamente, o mesmo chip utilizado nos aparelhos de telefones celulares.

Das três opções, essa é a que possui um valor mais acessível, visto que, para que esse dispositivo funcione é preciso apenas que um chip de telefonia celular (pré-pago), habilitado e com créditos, seja instalado no equipamento.

Esse tipo de rastreador não precisa ser instalado no carro, uma vez que a maioria dos dispositivos desse tipo funcionam com uma alimentação feita por bateria recarregável.

Por isso, basta que você instale o chip no equipamento e o fixe, ou mesmo esconda, em qualquer parte do veículo.

Esse equipamento se comunica através de torres de telefonia celular, como qualquer outro smartphone, e pode ser monitorado diretamente pelo motorista. Sua área de cobertura dependerá diretamente da área de cobertura da operadora do chip.

Sua comunicação com o condutor é realizada através de mensagens de SMS, caso o motorista tenha seu veículo roubado ou furtado, é preciso apenas que ele ligue para o número registrado no chip que está instalado no equipamento e, depois de alguns instantes ele receberá uma mensagem de SMS com as coordenadas geográficas do veículo.

Essas coordenadas poderão ser abertas em qualquer mapa ou aplicativo de GPS instalado em um smartphone e assim, será possível localizar o veículo.

No entanto, vale mencionar que, essa localização pode não ser tão precisa, especialmente se o veículo estiver em movimento.

Visto que, existe um período de espera entre a realização da ligação e o recebimento do SMS com as coordenadas.

Existe outro tipo de dispositivo que pode ser usado com os rastreadores?

Sim, um outro tipo de dispositivo de segurança muito comum e que pode ser facilmente encontrado no mercado e associado a qualquer um dos tipos de rastreadores para carros são os bloqueadores.

O bloqueador é um equipamento responsável por cortar a corrente de alimentação do veículo remotamente, fazendo com que o carro para de funcionar.

Ou seja, se seu carro for roubado ou furtado e contar com um rastreador e um bloqueador, basta que você acione o bloqueador, a distância, para que o veículo pare de andar.

As chances de recuperação do carro nesses casos são muito maiores do que nos casos em que o veículo conta apenas com um rastreador, independentemente do tipo de tecnologia dele.

Agora que já conhece os três tipos de rastreadores de carros, será muito mais simples escolher qual atenderá melhor suas necessidades, mantendo seu veículo sempre protegido.

Não se esqueça de analisar as vantagens de desvantagens de cada um para escolher o melhor para o seu caso.

Na dúvida, você pode solicitar um orçamento no Rastreadores.org, com as melhores empresas do ramo, de todos os tipos de rastreadores para carros, assim terá uma ideia de quanto gastaria em cada um deles e poderá fazer uma relação de custo X benefício, mais assertiva.

Artigos relacionados:

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas