Ao decidir se tornar um caminhoneiro, é preciso se atentar a alguns aspectos para se sair bem nas longas horas de estrada. Mas, para quem deseja obter sucesso na profissão, é necessário estar preparado. Saiba o que todo caminhoneiro precisa ter!
Muitos motoristas desejam se tornar caminhoneiros, como uma possibilidade de maiores salários, além da vontade de trabalhar viajando pelo Brasil.
Mas ainda existem muitas dúvidas, principalmente de caminhoneiros de primeira viagem, sobre as necessidades que a profissão envolve, e como se preparar para ingressar nesse mercado tão importante.
Listamos algumas dicas para os novos caminhoneiros se preparar para viajar pelas estradas do nosso país.
Coisas essenciais que todo caminhoneiro precisa ter e saber
Confira uma lista das coisas essenciais que todo caminhoneiro precisa ter!
1. Qualificação
Primeiro de tudo, o caminhoneiro deve estar em dia com sua habilitação e suas obrigações legais. A carteira de habilitação que permite dirigir caminhões é a tipo “E”. Para conseguir esse tipo de habilitação, é necessário ter pelo menos um ano de experiência na categoria “D” de habilitação.
A diferença dos dois tipos de categoria é número de passageiros transportados e o peso do caminhão. Além disso, é interessante investir em um curso para Movimentação e Operação de Produtos Perigosos.
Esse curso coloca o caminhoneiro por dentro das leis vigentes para realizar o transporte de produtos químicos, aumentando a variedade de cargas que o motorista poderá transportar, podendo trazer mais rendimento ao profissional.
2. O caminhão correto
Para escolher o caminhão certo, é necessário um pouco mais de cautela e avaliação do que se fosse a compra de um carro, por exemplo. O caminhão apresenta um desgaste maior de motor e demais componentes do que um carro, pela quilometragem que ele irá rodar.
Além disso, se o motorista comprar o caminhão errado para o tipo de carga que deseja transportar, pode ser com que perca oportunidades de frete ou inviabilizar a atividade.
Para comprar um caminhão, leve em conta seu orçamento, a forma de pagamento, a procedência do caminhão e os gastos que ele terá com a manutenção. Analisando todos estes pontos, você poderá tomar uma decisão melhor.
3. Rastreador
O rastreador de caminhão é muito importante para quem quer estar sempre protegido, em caso de roubos. O dispositivo é pequeno, mas conta com muita tecnologia, o que contribui com a segurança do dono do caminhão.
Além disso, é possível contar com o seguro junto com o rastreador de caminhão. Os benefícios são diversos, como atendimento 24h, otimização da logística e serviços adicionais. No geral, ter o rastreador traz muitas vantagens, em especial, a tranquilidade em trafegar pelas rodovias.
4. Proteção veicular
Depois de escolher seu caminhão com cautela, é necessário proteger seu patrimônio. A realidade dos caminhoneiros inclui um problema muito comum e desagradável: o roubo de cargas ou furto de caminhões. Além disso, é necessário estar protegido contra os acidentes de trânsito.
A proteção veicular é diferente do seguro tradicional, é uma opção mais barata pois os custos são divididos entre os associados dessa modalidade de proteção. Isso também quer dizer que o perfil do condutor não altera em nada o valor do seu seguro.
Portanto, pagando uma parcela mensal fixa equivalente que será paga igualmente por você e outros associados que tenham esse tipo de cobertura. Essa é uma das coisas essenciais que todo caminhoneiro precisa ter.
5. Conhecimentos básicos de mecânica
Além de manter a manutenção preventiva em dia, o caminhoneiro precisa ter alguns conhecimentos básicos sobre manutenção de caminhões. Isso pode ser útil se o veículo quebrar em locais inacessíveis ou distantes, além de que pode ser econômico caso o problema for pequeno.
Saber o básico de manutenção de componentes como freios, suspensão, sistema elétrico, baterias e fluídos pode ser útil para os caminhoneiros não perderem muito tempo, caso dê algum problema, e para detectar se o veículo está apresentando sinais que podem resultar em problemas maiores.
6. Kits de emergência
É muito importante que todos os caminhoneiros levem seus kits de emergências, como o de primeiros socorros e de ferramentas. A saber, ambos facilitam a rotina na estrada, contribuindo com diferentes situações comuns.
Portanto, termômetro, remédios prescritos pelo médico, adesivos contra dor muscular, curativos, antisséptico, gazes, tesouras pequenas e sem ponta, pinças e esparadrapos são alguns deles. Mas, no kit de ferramentas, é importante ter um macaco mecânico, chaves de fenda, roda e philips, lanternas, luva de proteção e outros.
Então, preparado para pegar a estrada mais preparado e com maior segurança?