Carros inteligentes detectam motoristas embriagados

300x250

Carros inteligentes detectam motoristas embriagadosCada vez mais a tecnologia está presente no nosso dia a dia e veio para ficar e facilitar as nossas rotinas. Porém, ela ainda não está presente em tudo e não consegue impedir que motoristas embriagados peguem ao volante.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2014 no Brasil foram registradas 172.780 internações por conta de acidentes causados por motoristas embriagados, porque 1 a cada 4 motoristas dirige após ingerir álcool. Porém, não é somente no Brasil que esses números assustam, no mundo inteiro são registrados milhares de acidentes provocados por motoristas alcoolizados.

Por conta disso diversas medidas têm sido tomadas para reduzir esses índices. O Departamento do Trânsito dos EUA tem buscado uma forma de tornar a tecnologia uma aliada para combater esse tipo de problema e trabalhado em uma tecnologia capaz de detectar se os motoristas estão embriagados e evitar que esses coloquem vidas em risco.

Para isso estão sendo desenvolvidos dois sistemas: o primeiro deles utiliza um touch pad que mede o nível de álcool no sangue. Esse equipamento pode ser colocado em um botão de ignição ou até mesmo no volante e poderá parar o carro automaticamente.

O outro sistema seria uma espécie de bafômetro que analisa os níveis dessa substância por meio de aspiração. Ele também conseguirá impedir que o veículo se movimente.

Aproveite e faça uma cotação de quanto fica um rastreador para o seu carro.

As duas pesquisas fazem parte do programa Driver Alcohol Detection System for Safety e de um consórcio de fabricantes de automóveis e pretendem ser implementas nos veículos em breve.

A previsão é que em 2020 eles já estejam disponíveis no mercado e possam ser vendidos como itens opcionais. Será possível optar por um deles ou os dois simultaneamente. Dessa forma a ideia é reduzir muito o número de acidente provocados por motorista imprudentes e salvar muitas vidas.

O que você acha da ideia desse carro inteligente?

Acha que os veículos podem ficar muito mais seguros não apenas para nós, mas para os demais motoristas que convivemos, evitando mais acidentes?

Enquanto que a ideia de um rastreador localizar o seu veículo em qualquer lugar pode te ajudar em várias situações, já pensou em um sistema que permite evitar mais acidentes no trânsito?

O que mais poderia ser feito aliado à tecnologia para salvar tanto sua vida como a do seu carro e de outras pessoas no trânsito aproveitando a tecnologia que cresce a cada dia? Compartilhe sua opinião!

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.