April 20 2017

Jeniffer Elaina da Silva

Guia sobre rastreador de veículos

300x250

O rastreador de veículos está cada vez mais comum, pois é uma medica extra de proteção contra os bandidos. Mesmo assim muita gente ainda não sabe exatamente como ele funciona e o que pode oferecer.

Se quer ficar informado sobre tudo do rastreador de carros, confira essas informações.Guia sobre rastreador de veículos

O que é o rastreador veicular?

Ele é um equipamento que fica instalado no veículo e envia o seu posicionamento. É possível por meio de sistemas específicos saber a posição exata de um veículo.

De que forma o rastreador funciona?

Esse equipamento instalado no veículo fica conectado com antenas, enviando sinal constantemente.

Cada empresa que trabalha com rastreador de veículo possui um modelo diferente de equipamento, assim como softwares de monitoramento.

Aproveite e faça uma cotação de quanto fica um rastreador para o seu carro.

Empresas que fornecem o serviço mensal, fazem a instalação do equipamento, auxiliam no monitoramento quando acionadas e disponibilizam acesso via web para que o monitoramento possa ser realizado.

Qual a tecnologia dos rastreadores?

Existem 2 tecnologias mais utilizadas, uma delas é a GPS (Global Position System) e que se tornou a mais usual.

Nesse caso o rastreamento é feito com o auxílio de satélites que recebem o posicionamento do veículo em qualquer lugar do planeta.

Ao todo são 24 satélites que circulam a Terra e pelo menos 4 deles devem estar disponíveis recebendo os sinais do veículo.

Esses sinais são enviados e forma de geolocalização e são identificados normalmente com o auxílio de mapas, indicando o posicionamento.

Outra tecnologia utilizada é a de radiofrequência (RF), nesse caso o sinal é transmitido via antenas.

Nos dois casos o monitoramento é bastante amplo e funciona em lugares fechados como estacionamentos subterrâneos.

Qual a melhor tecnologia?

Isso vai depender da necessidade de cada motoristas, porém, a tecnologia via RF é mais recomendada para quem circula nas grandes cidades.

Já o GPS é mais indicado para quem tem o costume de viajar e percorrer grandes distancias. Porém, nada impede que uma tecnologia ou outra seja utilizada.

Existem algumas empresas que por uma necessidade maior de rastreamento, utilizam as duas tecnologias combinadas, garantindo maior efetividade de cobertura.

O rastreador atualiza em quanto tempo?

O tempo para envio das informações pode variar de acordo com a tecnologia utilizada, assim como a empresa que presta o serviço.

Porém, esse costuma ser em média de 30 segundos, ou seja, a cada 30 segundos novas informações são enviadas, fazendo com que o posicionamento esteja sempre atualizado.

Rastreador é a mesma coisa que seguro?

Não. O rastreador ajuda a saber a posição do veículo em casos de roubo e furto. O seguro auto visa reparar danos financeiros.

Porém, é possível conciliar ambos os serviços e garantir uma coberturas mais abrangente.

Qual a vantagem em ter um rastreador e um seguro?

Além de garantir uma ampla proteção ao veículo, o rastreador garante um bom desconto no valor do seguro.

Como a porcentagem de recuperação de veículos com o rastreador é bastante alta, o índice de recuperação aumenta. Isso faz com que o valor do seguro fique mais acessível.

Existem empresas que oferecem os dois serviços em conjunto e que acaba sendo bem vantajosos. Ao fazer a adesão do rastreador já é ofertado o seguro.

No geral, quando ocorre essa venda conjunta o seguro oferecido é o básico com proteção contra roubo e furto. Porém, isso não significa que não se possa ter uma cobertura mais ampla.

Qual o valor de um rastreador para veículos?

O preço pode variar de acordo com o serviço escolhido. É possível adquirir o equipamento, instalar e monitorar por conta própria. Nesse caso é preciso verificar o valor do equipamento que necessita, é possível encontrar valores a partir de R$ 199,00.

Existem também as empresas especializadas em monitoramento, que cobram um valor mensal. Elas são responsáveis por disponibilizar os equipamentos, auxiliar com o monitoramento e oferecer serviços adicionais. Nesses casos os valor costumam ser a partir de R$ 39,90 mensais.

Como faço para ter um rastreador veicular mensal?

Primeiro é preciso escolher a empresa que será responsável por ofertar o serviço. Feito isso basta entrar em contato, por telefone ou por site.

Adquirido o produto será combinada uma data e local para que seja feita a instalação do equipamento. Depois disso, basta efetuar o pagamento do serviço para mantê-lo em funcionamento.

Existem serviços adicionais que o rastreador oferece?

Sim, mas isso vai depender do que foi contratado com a empresa. Veja alguns:

Botão de pânico: esse é um botão que fica escondido no carro, e pode ser acionado em situações de emergência, como um roubo. Ele envia uma notificação para a central que passa a fazer o monitoramento do carro.

Rotas percorridas: é possível visualizar o trajeto que o veículo percorreu, pois o seu posicionamento fica registrado no sistema por um período determinado.

Cerca eletrônica: com ela é possível monitorar se o carro saiu de um determinado perímetro. Ao perceber esse desvio uma notificação é enviada, pode ser por e-mail ou SMS.

Limite de velocidade: é possível estabelecer uma velocidade limite e sempre que o veículo ultrapassá-la será enviada uma notificação.

Quais são as empresas que atuam no Brasil?

Existe uma infinidade de empresas que trabalham com rastreador de veículos, sendo que os serviços oferecidos se diferenciam.

Algumas atuam apenas com pessoas físicas, oferecendo o rastreador para carros e motos. Outras são focadas em rastreamento de frotas e caminhões e algumas atuam com todos esses serviços.

Algumas das mais conhecidas são: Ituran, Positron, Porto Seguro, Siggo, Tracker, CarSystem, OnixSat, Khronos e Autotrac.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.