O índice de roubo e furto de veículos é uma das estatísticas que mais cresce a cada ano no Brasil. E contar com mecanismos de proteção para esse problema, como o rastreador híbrido, pode ser a melhor saída.
Apenas no Estado de São Paulo, mais de 45.600 veículos foram roubados ou furtados no ano de 2018.
Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa de seguros, de todos essas subtrações, apenas 6% dos casos foram flagrados e puderam ser impedidos.
No entanto, apesar de estar se tornando uma prática cada vez mais comum, o roubo e furto de veículos, não se trata de um problema sem solução.
Afinal, de acordo com a polícia militar, quando o carro possui rastreador híbrido, pode ser encontrado muito mais rapidamente.
O rastreador é um equipamento que permite verificar a localização de um veículo. Bastante utilizado principalmente no transporte de cargas, o item é uma boa opção para quem deseja se sentir mais seguro no dia a dia.
O produto está disponível no mercado em três tipos principais: o GSM, o por satélite, e o híbrido. Neste artigo você conhecerá melhor o híbrido e verá como ele funciona.
Tipos de rastreador
O primeiro modelo de rastreador a se tornar disponível no mercado foi o rastreador GSM, também chamado de GPRS.
Este equipamento conta com um receptor de GPS acoplado a um celular, como o próprio programa utilizado para a localização no smartphone.
O dispositivo transmite informações contínuas para um servidor, por meio da rede GSM (chip comum de telefonia celular), através de sinais de radiofrequência, que permitem a fácil, porém restrita, uma vez que sua área de cobertura é limitada, localização do veículo.
Os dados podem ser enviados ao consumidor ou para uma empresa de gerenciamento do rastreador. Em caso de problemas, a localização do automóvel é verificada e informada polícia.
Muitos equipamentos no mercado ainda oferecem ações que podem ser acionadas remotamente como o bloqueamento do motor, por exemplo, impedindo o veículo de continuar a circular.
Outra opção de rastreador é o via satélite, o produto também funciona por meio do GPS, mas os dados são enviados ao servidor por meio de constelações de satélites destinados ao tráfego de dados.
Isso inclui, por exemplo, satélites de alta órbita.Esse modelo, apesar de não fornecer uma localização tão precisa como o anterior, conta com uma área de abrangência muito maior.
Uma vez que os satélites podem alcançar os veículos em qualquer lugar do país ou mesmo em outros países.
Enquanto o primeiro modelo dispõe de uma localização mais precisa e uma abrangência menor, o segundo, apesar de possuir uma margem de erro de até 15 metros de localização do veículo, conta com uma abrangência territorial maior, no entanto, ele também é mais visível quando instalado no veículo, além de ser mais caro.
O que é o rastreador híbrido?
O rastreador híbrido nada mais é do que a junção das duas tecnologias mencionadas anteriores.
Exatamente, este aparelho conta com a tecnologia de radiofrequência que é mais precisa, porém com uma área mais limitada e, também possui a tecnologia via satélite, que dispõe de uma abrangência territorial maior.
A junção dessas duas tecnologias faz deste aparelho rastreador mais eficiente e mais barato.
Isso porque, o dispositivo sempre trabalhara com a tecnologia de radiofrequência quando for possível e, quando o motorista sair da área de cobertura do GPS, ou esse mecanismo falhar, o aparelho acionará a tecnologia via satélite.
Por que o rastreador híbrido é o mais indicado pelas autoridades?
A resposta para essa pergunta é simples, além dele ser o equipamento com o melhor custo benefício, ele também é o mais eficiente, uma vez que conta com duas possibilidades tecnológicas.
Suas chances de localização são muito mais precisas e contam com uma margem de erros ou mesmo falha de sistemas e equipamento, muito menor.
Por isso, a polícia investe em conselhos para que os motoristas optem sempre pelo rastreador híbrido.
Além disso, vale a pena dizer que contar com o serviço de uma empresa de monitoramento, especializada também é mais vantajoso do que garantir o monitoramento do seu veículo por conta própria.
Afinal as empresas do ramo possuem profissionais treinados e comunicação mais rápida com as autoridades competentes.
Dessa forma, o uso do rastreador híbrido é uma das melhores alternativas de monitoramento de veículos.
Lembre-se apenas de adquirir um produto de alta qualidade, e/ou de contratar empresa especializada e de confiança. Assim, você terá a certeza do cuidado com o seu automóvel.