October 15 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Rastreamento de cargas

300x250

Rastreamento de cargasUma grande preocupação das empresas é em relação aos seus produtos e aos produtos dos clientes, isso porque eles precisam estar em perfeitas condições, porém nem sempre isso é possível e eles acabam se danificando durante o transporte.

 

A grande preocupação, principalmente das empresas de transporte é em relação a segurança da carga uma vez que o número de assaltos a eles vem aumentando muito. Isso acaba acontecendo porque os bandidos sabem que muitas vezes essa carga possuiu um alto valor e acabam ficando vulneráveis durante o transporte.

 

Para tentar diminuir esse problema ou até mesmo conseguir localizar a carga em caso de roubo uma opção bastante utilizada tem sido o rastreamento. Esse visa passar uma posição em tempo real de onde se encontrar o caminhão que está levando o produto.

 

O funcionamento é bastante simples. Para que se possa fazer o rastreamento é preciso que seja instalado um rastreador, esse normalmente é posicionado no veículo. O rastreador pode funcionar utilizando a tecnologia GPS (por satélite) ou via rádio (pela rede dos telefones móveis). Tipo de tecnologia a ser utilizada vai depender da empresa que presta o serviço, mas a mais comum é a GPS.

 

Esses equipamentos emitem um sinal constante informando a sua localização, assim é possível acompanhar em tempo real onde eles estão. Para conseguir essa localização são necessários softwares específicos para fazer o acompanhamento. É possível ainda recebe alertas quando os veículos saem da rota programada e isso aciona uma central de monitoramento que logo já pode começar a tomar as providências necessárias para conseguir coibir um assalto.

 

Além disso, o rastreador também pode ficar escondido no meio das cargas, para isso é preciso que alguém coloque o equipamento entre elas. Essa opção é útil porque no caso de um roubo, caso a carga seja removida do caminhão ainda assim é possível saber onde ela está. Esses equipamentos móveis trabalham com uma bateria independente que costuma durar alguns dias e assim permite que ele seja encontrado.

 

Junto com o rastreamento de cargas as empresas de monitoramento podem também disponibilizar outros serviços que irão garantir ainda mais segurança para o motorista e carga. Entre eles está o acionamento do caminhão por biometria, assim se alguém que não seja o motorista tentar ligar o veículo ele não funcionará. Existe também os baús com travas eletrônicas que só podem ser abertos mediante confirmação do motorista e liberação da central.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.