Fiat Palio está entre os 10 veículos mais roubados em São Paulo.
Quem mora na maior cidade do país sabe que sempre precisa estar atento para não ser roubado e isso inclui também cuidados com o veículo. Um levantamento feito pelo Ituran pode constatar quais são os 10 modelos de veículos mais roubados na cidade. A empresa é especializada em monitoramento de veículos e conta com 400 mil carros sob seus cuidados e em 2015 registou uma média de 800 sinistros por mês, uma aumento 12% em relação ao ano anterior.
Outro dado que foi apontado no levantamento foi que a zona leste é a que mais registra casos e que o dia em que mais ocorrem sinistros é na quinta feira, principalmente com carros de cor prata.
Apesar desses dados qualquer modelos pode estar sujeito a um roubo, mas veja quais são os modelos que lideram esse ranking.
1° Fiat Palio
2° Volkswagen Gol
3° Fiat Uno
4° Volkswagen Fox
5° Fiat Siena
6° Chevrolet Celta
7° Ford New Fiesta
8° Volkswagen Voyage
9° Chevrolet Corsa
10° Fiat Strada
Pela lista é possível perceber que não existe uma marca mais visada, apesar da Fiat aparecer diversas vezes nela. O que ocorre em comum com todos esses modelos é que possuem um grande número em circulação e as peças deles possuem grande procura.
Como se proteger para que seu carro não esteja entre os veículos mais roubados
Quem não quer entrar para as estatísticas e ter o seu veículo roubado precisa adotar uma série de medidas para evitar uma exposição desnecessária. Isso vai incluir contar com itens de segurança e ter prudência ao volante, veja algumas delas.
- Evite estacionar o carro em ruas escuras e com pouco movimento.
- Sempre que possível prefira deixar o carro em estacionamentos que forneçam algum comprovante de prestação de serviço.
- Usar alarmes e travas de segurança é uma forma de afastar os bandidos já que dificultam um roubo.
- Instale equipamentos rastreados, pois em caso de um roubo ou furto o seu veículo pode ser localizado mais rapidamente.
- Sempre que possível prefira diminuir a velocidade ao se aproximar do semáfora do que ficar parado nele, isso dificulta uma possível abordagem.
- Se o seu veículo for atingido por algum objeto, nunca para no local. Vá até um posto policial ou estabelecimento comercial para verificar o que aconteceu.
Com esses cuidados vai ficar difícil do seu carro entrar para a estatística dos veículos mais roubados.