Já pensou em ter um rastreador para moto gratuito? A opção existe, e pode ser operada pelo próprio usuário, através de um smartphone.
O rastreador é um ótimo dispositivo de segurança. Com ele, o motociclista consegue localizar sua moto roubada ou furtada, e informar suas coordenadas à Polícia.
Assim, o veículo pode ser mais facilmente recuperado, evitando o prejuízo.
Os números de roubo e furto de motos estão crescendo assustadoramente e muitas vezes a abordagem dos bandidos é extremamente violenta, fazendo com que além do prejuízo financeiro, o motociclista ainda fique com traumas e sequelas físicas.
Ao contar com um rastreador em sua moto, os danos causados por uma abordagem desse tipo podem ser minimizados, uma vez que, as chances de recuperação de um veículo roubado ou furtado, com rastreador são de mais 95%.
Cerca de 400 mil motocicletas são furtadas ou roubadas por ano no país, esse número dá uma média de um roubo ou furto de moto por minuto.
Apenas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, estão concentrados cerca de 45% dos roubos de moto no país.
Veja neste artigo como conseguir um rastreador para moto gratuito e entenda melhor o funcionamento deste equipamento de segurança.
Veja como conseguir um rastreador para moto gratuito
Pode parecer estranho, mas a maneira mais indicada de ter um rastreador para moto gratuito é usando um smartphone antigo. Neste caso, o celular funcionará como rastreador.
Para isso, é preciso que o aparelho seja escondido na moto e esteja sempre com a bateria carregada, no modo silencioso e possuir acesso ao GPS.
A conectividade de dados e linha telefônica ativa são igualmente importantes.
Como funciona o rastreador para moto gratuito?
A primeira opção de rastreador gratuito é comandada por SMS. Para utilizá-la, o consumidor precisa fazer a instalação de um aplicativo específico no celular que servirá como rastreador.
Também será necessário configurar seu smartphone de uso comum, para que o mesmo seja capaz de executar um comando ao celular que servirá como rastreador.
Ao ativar este comando, o celular-rastreador enviará SMS para o celular de uso comum, informando os dados de latitude e longitude de sua localização geográfica.
Com esses dados em mãos o motociclista poderá pesquisar as informações no Google Maps, e informar a localização da moto à polícia.
Apesar desta ser uma alternativa mais barata, trata-se de uma opção limitada, uma vez que não é possível acompanhar o deslocamento da moto em tempo real.
Já a segunda alternativa permite o acompanhamento contínuo. Para que ela seja possível, é preciso que o celular-rastreador deve ter conexão de dados da internet.
Com um aplicativo em seu smartphone, o usuário poderá acompanhar o deslocamento da motocicleta.
Mesmo essa segunda opção sendo capaz de localizar a moto em tempo real, ela também acaba tendo algumas limitações.
Afinal, os sistemas de localização via GPS dos aparelho celulares não são muito precisos, e estão todos sujeitos a erros.
Além disso, a necessidade de o próprio motociclista localizar o veículo também é um problema, pois, pode tornar o processo de recuperação da moto mais devagar.
Existem outras opções de rastreadores
Levando em consideração as limitações que um rastreador para moto gratuito oferece, pode ser mais interessante contar com o auxílio de uma empresa especializada.
Quando contratada para monitoramento de um veículo, esse tipo de companhia conta com uma série de recursos que o usuário comum não possui.
A começar pelos dispositivos mais tecnológicos, capazes de receber informações diretamente via satélite, que não dependem da rede de celulares para funcionar, serviço inclusive que está constantemente suscetível a falhas.
A empresa especializada em rastreador também possui um canal direto com a polícia, o que otimiza o processo de recuperação do veículo.
Cabendo ao motociclista apenas entrar em contato com a empresa de monitoramento e informar o ocorrido.
Existem muitas empresas que oferecem o serviço de rastreamento 24 horas por dia, com a instalação do equipamento gratuita e preços mensais acessíveis.
Portanto, é muito mais interessante pesquisar entre as empresas do mercado e investir um valor mensal na proteção da sua moto, do que contar com um rastreador para moto gratuito que pode falhar quando você mais precisar.
Rastreador de moto: como funciona?
Para que você entenda melhor as vantagens de contar com um rastreador de moto comandado por uma empresa especializada, vamos explicar como esse dispositivo funciona.
A maior parte dos rastreadores funcionam a base da tecnologia GPS, assim como aquela presente nos smartphones.
No entanto, os equipamentos rastreadores são mais específicos ao informar a localização.
Essa maior precisão acontece porque os equipamentos se comunicam diretamente com os satélites que enviam as informações para a central de monitoramento.
Diferentemente dos aparelhos celulares, que enviam os sinais através da internet, onde alguns dados podem ser alterados durante o envio. Tornando assim a localização menos precisa.
Em média o erro de localização de um GPS de aparelho celular varia entre 8 e 15 metros, já com os aparelhos rastreadores essa margem de erro é de 2 a 4 metros, quando ela acontece.
Além disso, quando você contrata um serviço de rastreamento especializado, pode contar com benefícios oferecidos pela empresa como assistência 24 horas e até mesmo indenizações em caso de perda total.
À primeira vista, a opção do rastreador para moto gratuito pode ser uma boa opção inicial para o bolso. Contudo, se ele falhar, o prejuízo será maior.
Pesquise o serviço em empresas especializadas, e compare os prós e contras das opções!