Apesar de ser pequeno, o aparelho de rastreamento de motos tem se mostrado bastante eficaz, principalmente no quesito segurança.
No instante em que adquirimos um novo meio de transporte, imediatamente pensamos em o colocar no seguro. Entretanto, o rastreamento de motos é um serviço bastante eficaz, que poderá te livrar de acontecimentos negativos.
Assim como no mundo dos seguros, nem todas as pessoas sabem informações o suficiente acerca dos métodos dos sistemas de rastreamento, o que acarreta em dezenas de dúvidas.
As motocicletas são alvos constantes de ações dos bandidos. Sair de casa para trabalhar é saber que estará correndo perigo a cada sinal, porém, mesmo não existindo uma fórmula para combater isso, há maneiras de evitar.
Sendo uma delas colocar pequenos e discretos aparelhos para que em casos de roubo ou furto, a moto consiga ser localizada mais facilmente.
Rastreamento de motos realmente funciona?
Na hora de pensar na segurança do seu meio de transporte, muitos motoristas ficam em dúvida se escolhem o seguro tradicional ou apenas o aparelho de rastreio.
Porém, é importante lembrar que quanto mais proteção for contratada, melhor será para o seu bolso.
Inclusive as coberturas disponibilizadas pelas seguradoras são mais complexas e oferecem mais segurança a quem está pilotando.
Dessa forma, não confunda o sistema de rastreamento com as coberturas oferecidas, ambos possuem diferenças que os tornam únicos e necessários para que o seu transporte esteja seguro.
De modo geral, o rastreamento de motos funciona com o auxílio de um pequeno aparelho, conectado de forma discreta em alguma região da moto, a fim de evitar que seja avistado por terceiros.
Apesar de pequeno, o aparelho rastreador é bastante poderoso e funciona de modo similar a localização dos telefones celulares, ou seja, por meio de geolocalização.
Essa tecnologia é obtida através dos diversos satélites que estão espalhados na órbita da Terra, que enviam sinais e os dados são recebidos diretamente no pequeno aparelho em um sistema de GPS.
Alguns rastreadores podem ser conectados no celular, de modo que todos os dados recebidos possam ser visualizados facilmente e com apenas alguns toques.
Esses dados incluem: trajeto, informações pessoais do piloto, da moto, a localização e até mesmo a velocidade.
Quais os benefícios em adquirir um rastreador de motos?
Devido a modernidade os aparelhos conseguem entregar mapas detalhados no visor do celular, possibilitando que o piloto saiba para onde ir, ou até mesmo por onde sua moto passou.
Isso é possível graças ao sistema GPS, em complemento com o Google Maps e o Street View.
Além disso, caso a motocicleta venha a ser roubada, basta entrar em contato com a central de atendimento. Esta estará disponível 24 horas por dia a fim de oferecer uma melhor experiência para o usuário.
Por se tratar de um veículo aberto está mais susceptível a sofrer com chuvas, ventanias e quaisquer outros desastres naturais.
Portanto, os rastreadores são fabricados à prova d’água e com material mais resistente para que durem por um longo período de tempo.
O sistema GPS é muito moderno. A cada 1 minuto o piloto terá em suas mãos acesso a todas informações acerca da localização, quase que em tempo real.
Uma outra vantagem em instalar esse dispositivo é ter um controle maior quanto a velocidade que está sendo usada durante o trajeto. Essa função é ideal para ser utilizada quando outra pessoa estiver de posse da moto.
Assim o dono poderá rastrear seu veículo durante todo o trajeto para ficar informado sobre os locais que a sua motocicleta esteja passando. Serve, inclusive, para evitar novas multas de excesso de velocidade.
Uma última função na qual podemos citar é o fato de o rastreador de motos conseguir delimitar um perímetro de segurança para que o piloto consiga transitar mais tranquilamente, sem correr tantos riscos.