Você quer contratar um seguro de automóveis para o seu carro, mas ainda não pesquisou nada a respeito? Não se preocupe! Eu te mostro tudo sobre o assunto!
Ao optar por comprar um seguro para o seu carro, é importante que você fique atento, pois algumas empresas e corretores visam apenas o seu próprio benefício. Para te ajudar a não cair em armadilhas, separei algumas dicas para que você conheça mais sobre esse serviço e possa fazer uma contratação mais segura. Confira!
Conheça uma lista que preparei para você, com algumas corretoras para você conhecer, 😉
Como contratar um seguro de automóveis
Como o plano de seguro auto é contratado com vigência de um ano, você precisa separar um tempo maior para fazer a contratação. Isso porque é preciso ler atentamente o seu contrato, verificar as coberturas que o corretor está oferecendo e se elas são ou não necessárias, afinal, você não tem que pagar por algo que não vai usar, não é mesmo?
Da mesma forma também ocorre com o inverso, ou seja, pode ser que o plano oferecido a você não tenha as coberturas que realmente sejam necessárias. Outro ponto importante para se preocupar é com o valor. Você não tem que contratar uma seguradora que ofereça nem o menor e nem mesmo o maior valor do seguro.
É importante entender que nem sempre o seguro mais caro ou mais barato vai suprir as suas necessidades, então, atente-se sempre ao que está sendo contratado. Tire todas as dúvidas que tiver com o seu corretor antes de assinar o contrato, é melhor pecar pelo excesso.
Você sabia que as seguradoras aceitam deficientes físicos? Saiba mais!
O que devo informar ao meu corretor?
Para que o corretor possa entender as suas necessidades, você precisa passar algumas informações para ele. Com certeza o seu corretor vai perguntar a sua idade, endereço, tempo de CNH, quantos filhos você tem, se é casado, uso geral do veículo, onde estaciona e demais dados do veículo, principalmente.
Nesse momento, há uma troca de informações, pois você também precisa saber sobre a seguradora que está contratando. Jamais omita qualquer informação, por mais que você acredite que ela vá aumentar o valor do seu seguro, acredite, a seguradora tem como chegar a verdade.
E não se esqueça de verificar se o seu corretor possui registro junto a SUSEP, caso ele não tenha, não contrate o seguro de automóveis com ele.
Qual o valor do seguro de automóvel?
Não existe uma tabela exata para as seguradoras seguirem sobre o valor do seguro auto. Isso porque o valor é calculado com base nas informações pessoais e do veículo, como idade, região em que mora, entre outras. Tudo isso vai dar uma ideia para a empresa sobre os riscos de sinistros que o seu veículo possui.
Vai contratar um carro temporário? Não se esqueça do seguro auto para ele, 🙂
Por meio dessa análise o seu corretor chegará a um valor final. Mas se você quer um desconto, saiba que muitas seguradoras concedem um valor atraente para bons motoristas. Além disso, o valor também muda muito conforme as coberturas escolhidas por você.
Como economizar na contratação do seguro de automóvel?
Para poder economizar na contratação, você pode se encaixar em um dos perfis: ser um bom motorista, ser casado, ser mulher (o seguro para mulher é mais barato) ou então incluir apenas coberturas que julgue ser necessárias para o seu contrato. Mas não abra mão de coberturas básicas, pois são as mais acionadas.
Outra dica é fazer cotações em várias seguradoras e para você não perder tempo, existem sites especializados em cotação online de seguro auto.
Está com seu nome sujo? Não se preocupe! Contrate já um seguro auto, 😉