Um seguro de automóvel é parte importante dos cuidados com o carro que o motorista deve ter. Afinal é uma rede de segurança para se prevenir, caso o veículo seja roubado ou aconteça algum acidente.
No entanto, será que o seguro de automóvel cobre rodas e pneus? Essa é uma questão importante, já que as rodas e pneus de um carro são peças muito visadas para furtos. Você com certeza deve conhecer alguém que já passou por situação parecida.
Caso você tenha alguma dúvida se um seguro de automóvel cobre rodas e pneus ou não, este artigo foi feito pensando em você. Siga a leitura para saber mais!
Afinal, o seguro de automóvel cobre rodas e pneus ou não?
A resposta para a pergunta é que sim, o seguro de automóvel cobre rodas e pneus. No entanto, não são todos os danos ou seguros que oferecem essa cobertura. Para começo de conversa, tudo dependerá do que foi oferecido e está presente no contrato assinado com a operadora.
De maneira geral, os seguros de automóvel costumam cobrir determinadas situações, como roubo, furto e danos por acidente. Assim, normalmente, os seguros de automóvel cobrem os danos nas rodas e pneus nessas condições.
No entanto, como dito, esse é o comportamento normal das operadoras de seguro de automóvel. Isso não significa que elas obrigatoriamente oferecerão essa garantia, já que alguns planos só cobrem danos a terceiros, por exemplo.
Por isso, o que você deve fazer é:
- verifique o contrato com a operadora para saber se ela cobre danos ao carro ou só a terceiros;
- se ela cobrir danos ao carro, veja se ela oferece proteção contra a situação que possa ter ocorrido com você (furto, acidente, etc.).
Como funciona a cobertura de seguro para rodas e pneus?
O primeiro ponto a ter em mente é que a cobertura do seguro de automóvel só funciona quando o dano causado ultrapassa a franquia determinada em contrato. Nesse caso, você passa a receber o apoio da operadora.
Além disso, é bom ter em mente que quando há dano total ao carro, então a indenização já cobre os problemas nas rodas, claro, ou seja: se uma árvore cair em cima do automóvel por causa de uma chuva, o dano nos pneus é o menor dos seus problemas.
Vamos supor que, por algum sinistro (como furto), você ficou sem os quatro pneus do carro. O que fazer? O primeiro passo é entender como o seu seguro de automóvel funciona. Existem duas maneiras de receber o dinheiro para o reparo das rodas (no nosso exemplo, para comprar novos pneus).
O primeiro jeito é através da indenização. Nele, a operadora do seguro de automóvel paga o segurado pelos danos que o veículo sofreu. No exemplo, ela paga o valor equivalente às peças furtadas e você vai até uma loja de pneus para comprar novos pneus.
Já a segunda maneira é pelo reembolso. Nesse caso, como o nome indica, você vai comprar pneus novos e só depois recebe o reembolso da seguradora mediante nota fiscal.
Para evitar essa complicação de passar ou não a franquia, pode ser uma ideia interessante contratar a cobertura acessória para rodas e pneus. Isso porque o requisito para receber sua indenização é que o dano seja maior do que a franquia do seguro.
No entanto, às vezes, a franquia do seguro de automóvel pode ser alta demais. Você pode perder uma ou duas rodas e não ultrapassar o valor.
Já a cobertura acessória para pneus e rodas tem franquia de apenas 20% do valor das rodas. Isso significa que perder uma é o equivalente a ultrapassar a franquia e garantir o apoio da seguradora.
O seguro de automóvel cobre o desgaste dos pneus?
Seria excelente se o seguro de automóvel cobrisse o desgaste sofrido nos pneus com o uso normal do carro. No entanto, isso não acontece. A lógica para isso é bem simples:
O seguro serve como uma precaução contra acidentes e surpresas. São os chamados sinistros: eventos que não eram esperados que acontecessem, como um furto.
O desgaste do pneu é algo natural da peça. Ela vai se desgastar conforme o seu uso. Por isso, não entra na definição de sinistralidade.
Portanto, o motorista deverá se cuidar para evitar um desgaste excessivo do pneu. Isso pode ser alcançado da seguinte forma:
- ande com o pneu calibrado, pois erro na calibragem pode diminuir muito a vida útil da peça;
- cuidado com o alinhamento e balanceamento das rodas;
- não freie e nem acelere o carro bruscamente, pois esses hábitos consomem muito da borracha do pneu;
- use o freio ABS, pois ele impede que o pneu fique travado e raspe muito no asfalto em caso de frenagem brusca.
Seguindo as dicas, você conseguirá evitar ao máximo o desgaste dos pneus, o que aumentará sua vida útil e poupará dinheiro. Em relação aos outros perigos, o seguro de automóvel dá conta.
E aí, o que achou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!
Texto escrito por: marketingcomcafe.com.br