Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Como funciona o seguro para carros elétricos

Os carros elétricos são cada vez mais tendência no mercado de veículos, e é preciso que as empresas prestadoras de serviços dessa área, adéquem-se à essas novidades. Um exemplo disso, é o seguro para carros elétricos.

Com os avanços da tecnologia automotiva, surgem cada vez mais opções de modelos de veículos com funcionalidades e motorizações diferentes para os consumidores.

Todas essas mudanças, fazem com que as empresas que trabalham no setor automotivo, a como oficinas mecânicas e seguradoras, adéquem seus serviços e funcionários para esse novo cenário.

Afinal, os proprietários desses novos veículos com tecnologias mais modernas precisaram contar com esses serviços e, para que as seguradoras e oficinas não tenham prejuízos ou dificuldades com esses clientes é preciso que se reorganizem.

O carro elétrico vem tomando cada vez mais as ruas das grandes cidades.

E, mesmo eles ainda sendo um pouco mais caros que os outros, o investimento pode recompensar muito, já que o combustível é mais barato e sustentável.

Além de não agredir o meio ambiente, os carros elétricos são uma boa opção em termos de economia para o motorista.

Portanto, se você está pensando em adquirir um veículo desse tipo, mas não quer correr o risco de circular sem uma proteção, acompanhe este artigo e veja como funciona o seguro para carros elétricos.

Como funciona o seguro para carros elétricos

Imagem: Getty Images

Como funciona os carros elétricos?

A principal diferença entre os carros elétricos e os carros convencionais que conhecemos é a motorização do veículo.

Esse novo modelo é movimentado por um sistema de propulsão elétrico, ou seja, movido a energia elétrica.

Enquanto os modelos convencionas funcionam com um sistema de propulsão a combustão, ou seja, movido a combustível.

Ao invés de contar com um tanque de combustível onde é armazenado gasolina ou etanol, os carros elétricos possuem baterias que, geralmente ficam acopladas no assoalho do veículo, onde é armazenada energia elétrica, para que o carro se movimente.

Mas como funciona o seguro para carros elétricos?

Apesar dos carros elétricos ainda não serem muito frequentes na frota nacional, já existem sim operadoras de seguro que oferece coberturas protecionais para esses veículos.

O funcionamento do seguro para carros elétricos é o mesmo que o seguro para os demais carros.

A cobertura tende a ser da mesma maneira que um seguro normal, como proteção contra roubos, furtos e acidentes.

Porém, esses seguros não são iguais, além da diferenciação na cobertura por causa da motorização, outra grande diferença entre eles, é o preço.

Na questão da cobertura oferecida pelo seguro, as opções são as mesmas do que para os demais carros, tendo coberturas mais completas, e outras que cobrem apenas os casos mais básicos.

Por que há diferença de preço para o seguro dos carros elétricos?

Ainda não existem de fatos bases sólidas sobre o preço de mercado do seguro para carros elétricos.

Afinal, a quantidade de veículos desse tipo, circulando por aí, ainda é pequena para conseguir uma média de cotação mais aproximada.

Atualmente o que é possível observar é que o valor do seguro para carros elétricos tende a ser mais caro por causa da manutenção do carro.

Porém, isso não acontece pelo fato de a manutenção do carro elétrico ser mais cara, mas sim por ser mais difícil encontrar profissionais realmente habilitados para realizá-la.

De acordo com profissionais do ramo de seguros automotivos, é possível que dentro de pouco tempo o valor do seguro para carros elétricos seja mais barato que o seguro para os carros com motores a combustão.

Uma vez que a manutenção e os reparos desses veículos são bem mais simples, e as chances de danos em colisões também são menores.

Por enquanto, esse serviço ainda é difícil de ser encontrado, por ser um tipo de veículo novo, são poucas as empresas que prestam reparos a carros elétricos.

No entanto, algumas empresas responsáveis pela fabricação dos carros elétricos estão oferecendo incentivos para criar uma mão-de-obra especializada.

Além delas, os governos buscam melhorar também essa especialização das oficinas mecânicas.

Essa situação pode mudar?

A estimativa é que nos próximos anos essa situação mude, já que há a perspectiva de que aumente a produção e a venda desse tipo de carro.

Assim, mais oficinas poderão se especializar no conserto de carros elétricos, e consequentemente, reduzirão o preço do seguro para carros elétricos.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o seguro para carros elétricos e como eles podem trazer diversas vantagens para o motorista e para o planeta, comente abaixo o que você pensa sobre esse assunto e qual sua opinião sobre esses carros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas