Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Como instalar um rastreador de moto?

Quer saber como manter sua moto a salvo de problemas? Veja nesse artigo como instalar um rastreador de moto e quais benefícios esse equipamento pode lhe promover.

Ter uma motocicleta facilita muito a locomoção pelas cidades, justamente por esse ser um veículo mais rápido e econômico.

No entanto, esses motivos também são considerados por ladrões. O que torna os mecanismos de segurança fundamentais para motocicletas.

Segundo o Seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos de Via Terrestre, elas são as que mais sofrem furtos ou roubos.

Por isso, saber como instalar um rastreador de moto pode ser muito interessante.

Esse dispositivo é muito útil para indicar a localização da moto, através de um sistema de GPS, o que faz com que as chances de recuperação do veículo em caso de roubo ou furto cheguem a 99%.

Acompanhe este artigo e veja como instalar um rastreador de moto, quais são as opções de serviços e equipamentos disponíveis e como funciona o monitoramento com cada um dos sistemas.

Como instalar um rastreador de moto?

Fonte: Pixabay

Como colocar um rastreador na moto?

Para colocar um rastreador na moto o primeiro passo é escolher o tipo de tecnologia ser usada e se este será administrado pelo próprio condutor ou por uma empresa especializada em monitoramento.

Para a instalação por conta própria, existem dispositivos diversos no mercado. Como o que utiliza apenas o GPs, e outros que precisam de um chip de operadora.

Nesse caso, a configuração de rastreio é feita por SMS e satélite. Por isso, é importante analisar bem as instruções de instalação e ativação da caixa do produto.

Já se você optar por um equipamento administrado por uma empresa de monitoramento, basta pesquisar entre as muitas disponíveis no mercado, escolher aquela que melhor atende suas necessidades e solicitar o serviço.

A empresa ficará então responsável por colocar o rastreador na sua moto, configurá-lo e monitorá-lo.

Oferecendo ainda a manutenção do equipamento. No entanto, optando por esse serviço, é importante que saiba que o equipamento não será seu, como na primeira opção.

Ou seja, se o serviço for cancelado o rastreador deverá ser devolvido para a empresa.

É importante que, antes de escolher uma empresa responsável pela instalação, monitoramento e manutenção do rastreador de moto, você realize uma longa pesquisa sobre todas as possibilidades que o mercado oferece.

Avalie com atenção valores, vantagens, serviços e tudo que cerca essa contratação, afinal, você não vai querer ser surpreendido por um atendimento ruim ou dores de cabeça ainda maiores se sua moto for levada por bandidos.

A melhor maneira de fazer essa pesquisa é com o auxílio de um profissional especializado no assunto, ou seja, um corretor ou uma empresa confiável e especializada em cotações de rastreadores e seguros.

Também é interessante procurar informações sobre o atendimento e a idoneidade da empresa junto aos seus clientes.

Para isso, a melhor maneira é buscar informações dos próprios clientes ativos, seja indo ao posto de atendimento da empresa ou através da internet.

Procure se informar sobre o atendimento, agilidade, procedimentos de busca e recuperação de veículo e mais.

Quanto mais informações sobre a empresa você tiver, menores serão os sustos que você correrá o risco de ter.

Como instalar um rastreador de moto?

Depois de escolher o tipo de tecnologia a ser usada e se você comprará e instalará por conta própria ou contatará uma empresa para fazer isso, o passo seguinte é providenciar a instalação do equipamento.

Se a escolha for comprar e instalar um rastreador próprio, será necessário que você busque pelas instruções de instalação do fabricante.

Cada aparelho possui um tipo de configuração e, fazê-la corretamente e fundamental para que o equipamento funcione plenamente.

Vale a pena neste caso procurar por um profissional especializado e de confiança para instalar o rastreador na sua moto.

Mas, se você contratou uma empresa especializada para fornecer os serviços de rastreamento e monitoramento, basta agendar um horário em uma oficina credenciada ou mesmo a visita de um técnico a sua residência para que a instalação do rastreador seja feita.

Onde fica o rastreador da moto?

A instalação do rastreador de moto, independentemente de seu tipo, deve ser feita em espaços estratégicos da moto.

Espaços esses que “escondam” o rastreador, e dificultem sua retirada em caso de roubo do veículo.

Por isso, é interessante posicioná-lo em locais como:

  • Abaixo do banco;
  • Próximo à bateria do veículo;
  • No painel;
  • Baú da motocicleta.

Dessa forma, em caso de roubo, o bandido não conseguirá localizá-lo facilmente, evitando assim que ele seja retirado do veículo e o proprietário deixe de receber  informações sobre a localização da moto.

Podendo assim, alertar a polícia e ter maior chance de recuperação do bem.

Vale lembrar que, além de estar atento ao local onde ficará o rastreador da moto é importante também se atentar ao fato de que o equipamento precisa ser à prova d’água e ao calor.

Assim como também é importante escolher um aparelho que tenha seu funcionamento independente da bateria do veículo.

Nesse caso, mesmo que a bateria da moto seja retirada, o dispositivo continuará a funcionar.

Outras vantagens de um rastreador

Alguns dispositivos oferecem outras funções, além do rastreamento do veículo, como o de criar “cercas virtuais”, por exemplo.

Esta função é responsável por avisar ao proprietário quando sua moto deixa um espaço determinado.

Funcionalidade muito útil para evitar furtos, uma vez que esse recurso, permite ao condutor ficar sabendo do extravio de sua moto mesmo que não esteja próximo dela.

Além dessa função, existem outras vantagens que um rastreador de moto pode oferecer, algumas delas são:

  • Sistema bloqueador, responsável por cortar o abastecimento de combustível no motor;
  • Relatórios sobre velocidade e quilometragem média percorrida;
  • Informações sobre consumo de combustível;
  • E muito mais.

Além das vantagens mostradas acima é importante mencionar que com um rastreador de moto, contratar um seguro para seu veículo será muito mais barato.

Isso acontece porque as motocicletas são os veículos mais furtados, e que mais se envolvem em acidentes, os valores de seguros costumam ser maiores.

No entanto, quando a motocicleta conta com um rastreador instalado, a seguradora oferece seguros por custo reduzido.

Afinal, a chance de ressarcimento pela seguradora, em caso de roubo ou furto do veículo, será muito menor, uma vez que a possibilidade de recuperação do veículo é maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas