Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Quando rastreador é obrigatório no seguro de carro?

Você sabe quando é obrigatório o uso de rastreador no seguro do carro? Se não sabe, este é um bom momento para entender como isso afeta suas cotações e, quais são as regras para se contratar.

Certamente, você já ouviu falar que ter um rastreador pode ser muito interessante para quem está em busca de um seguro de carro.

De fato, contar com esse equipamento no carro, traz muitos benefícios, mas você sabe quando rastreador é obrigatório no seguro de carro?

É preciso que você entenda, em primeiro lugar, que o seguro e rastreador se tratam de produtos diferentes.

Enquanto o seguro tenta lhe trazer tranquilidade devido ao amparo financeiro em algumas circunstâncias, como é o caso dos acidentes.

Já o rastreador é um produto que visa localizar o automóvel quando esse lhe é tomado em um caso de roubo ou furto.

Acompanhe este artigo e entenda quando rastreador é obrigatório no seguro de carro e como esses serviços funcionam.

Quando rastreador é obrigatório no seguro de carro?

Imagem: Getty Images

Mas quando o rastreador é obrigatório no seguro do carro?

A questão da obrigatoriedade em relação a ter o rastreador para o seguro do carro, está atrelado às regras da própria seguradora.

Algumas operadoras exigem que determinados modelos de veículos contem com um rastreador veicular, para que elas possam oferecer o seguro auto.

Isso geralmente acontece para modelos que são muito visados por bandidos, ou carros mais antigos.

Quando esses veículos contam com um rastreador, as chances de serem recuperados em caso de roubo ou furto são muito maiores.

Por isso, as seguradoras exigem a instalação do equipamento.

No entanto, você não é obrigado a instalar um rastreador no seu carro, se não quiser instalar o equipamento, é possível encontrar outra seguradora que ofereça o seguro auto sem essa obrigatoriedade.

Logo, você pode optar por ter o rastreador ou não, e assim buscar uma seguradora que possa lhe atender nesses pré-requisitos.

É importante lembrar que você não é obrigado a nada, afinal, tudo fica a cargo da sua escolha.

Como funciona o seguro para carros com rastreador?

De maneira geral não há com o que você se preocupar, a maior parte das seguradoras não trabalham com a questão de obrigação quanto ao rastreador.

Assim, se for vontade do segurado, ele mandar instalar o equipamento por conta própria.

E acredite, ao ter um rastreador no seu carro, você contará com uma segurança a mais. Basta assistir as notícias para ver que as coisas estão complicadas por aí.

Os números de roubo e furto de veículos apenas crescem nas capitais brasileiras e até mesmo nas cidades menores e mais pacatas.

Algumas seguradoras atrelam a obrigação quanto ao uso de rastreador para carros muito visados pelos bandidos, logo, possuem uma taxa de roubos muito maior.

Não adianta achar isso uma injustiça, pois, a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, prevê liberdade para que as seguradoras criem suas próprias regras para adesão.

No entanto, vale ressaltar que, como a instalação é obrigatória por parte da seguradora, a empresa contratada que deve arcar com o serviço.

Dessa forma, o aparelho fica em comodato. Ou seja, quando você não tiver mais um contrato com a seguradora, o rastreador deverá ser devolvido a seguradora.

Seguro auto com o rastreador veicular opcional

E alguns casos, a seguradora dispõe da possibilidade de escolha, portanto, fica a cargo do cliente a que mais se encaixa em seu perfil.

Entenda que, você ainda não é obrigado a contratar o rastreador com o seguro do carro.

Ter ele, ou não, é uma opção sua, mas a seguradora pode ter uma opção na qual ele seja obrigatório.

Se isso acontecer, e você não quiser, basta procurar outra.

Existem alguns projetos de lei que analisam a obrigatoriedade, mas que ainda não se tornaram efetivos.

No entanto, vale dizer que, se o seu carro possui instalado o aparelho, você poderá conseguir um bom desconto, tanto nas empresas que o colocam como obrigatório.

Como nas seguradoras que não o consideram um equipamento primordial.

Vale a pena contar com um rastreador de carros?

Se você está a essa altura se perguntando se realmente vale a pena contar com um rastreador de carros, saiba que a resposta é sim.

Segundo pesquisas, as chances de recuperação de um veículo roubado ou furtado, que tenha um rastreador são maiores que 90%.

Além de praticamente garantir a recuperação do seu carro, contar com um rastreador ainda pode lhe trazer outros benefícios como, por exemplo, redução considerável no valor do prêmio do seguro auto, monitoramento 24 horas do seu veículo e muito mais.

Procure um corretor de sua confiança e peça mais informações sobre todas as vantagens que um rastreador veicular pode trazer para você e sua apólice de seguros.

Agora que você sabe mais sobre como funciona o seguro para carros com rastreador e quando ele é obrigatório na contratação desse serviço.

Não haverá mais dúvidas na hora de contratar a melhor opção de serviço para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas