Segundo dados do 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança, mais de 1 milhão de veículos foram roubados no País entre 2015 e 2016. Desses, os que possuíam rastreador tiveram maior chance de ser recuperados. Esse é o primeiro modo que o rastreador de carro te ajuda a economizar.
Quando o condutor tem seu carro furtado ou roubado, tem que arcar com o prejuízo, ou ao menos com parte dele, caso o automóvel possua seguro. Se possuir rastreador, porém, o carro pode ser localizado pela empresa responsável pelo monitoramento. Em seguida, é possível avisar a Polícia, e ter o carro recuperado.
Ou seja, você não terá que arcar com a compra de um novo carro. Em vez disso, você e sua seguradora terão custos bem menores, apenas para o conserto das avarias provocadas pela subtração do auto.
Como o rastreador de carro te ajuda a economizar?
A economia promovida pelo rastreador de carro também acontece no momento de contratação do seguro. Toda seguradora, apesar de oferecer o ressarcimento de danos, deseja ter que arcar com o menos possível.
Um serviço de localização do automóvel, então, pode ser ótima alternativa. Afinal de contas, caso subtraído, o carro terá mais chances de ser encontrado. Para a seguradora, é mais barato arcar com avarias do que com a compra de um novo carro.
O seguro de automóvel com rastreador pode ser até 25% mais barato do que o seguro para um carro sem o dispositivo. Por isso, invista no aparelho antes de procurar a seguradora. Outra opção interessante é aderir a um seguro com comodato. Nele, a seguradora “empresta” um rastreador para instalação durante toda a vigência do contrato.
Outras vantagens do rastreador
Ter um rastreador de carro te ajuda a economizar, mas também pode ser bastante benéfico para sua segurança. Alguns aparelhos, por exemplo, vem associados a um “botão de pânico”. Assim que acionado, esse botão envia um aviso à empresa responsável pelo dispositivo.
A empresa, então, pode chamar a Polícia, e garantir a recuperação mais rápida do carro. A alternativa é ainda mais interessante quando há situação de sequestro.
Alguns rastreadores ainda possuem outras funções. Como a do rastreio da velocidade do auto. Para carros de empresas, a opção é interessante para o controle dos condutores, que devem viajar sempre na velocidade permitida na via. Outros, contam com a função de desligamento remoto do motor.
Ainda existem os aparelhos que permitem utilizar uma “cerca eletrônica”. Nesse caso, um perímetro de trânsito é definido, e caso seja ultrapassado, o motorista é avisado. A função pode funcionar para o monitoramento dos locais de tráfego quando você emprestar o carro.
Viu só como o rastreador de carro te ajuda a economizar, e muito mais? Faça uma cotação para seu veículo!