Conheça o aplicativo que causou polêmicas, discussões públicas sobre conceitos como a privacidade e a confiança e também alguns dissabores amorosos: o Rastreador de Namorados.
Inventado para dar algumas respostas às caras-metades mais inquietas, o Rastreador de Namorado é um aplicativo para celular que no ano passado trouxe à tona uma discussão premente: tem a tecnologia o dom de colocar os relacionamentos à prova ao ‘testá-los’ por meio de novas funcionalidades como o rastreador?
Não perca tempo e nem saia do conforto do seu lar ao contratar um seguro com rastreador para proteger o seu bem mais valioso.
O funcionamento de um rastreador
Com a capacidade de aferir a localização da pessoa visada e de acessar ao seu histórico de mensagens enviadas e ligações, o aplicativo com função de rastreio acabou por reforçar duas teses distintas: a primeira é a de que o rastreador se cinge à função de monitorização de um determinado objeto com regras e limites definidos (e não de total espionagem da vida privada do indivíduo) e a segunda é que, na mesma medida que a tecnologia permite aproximar pessoas e diminuir distâncias físicas, ela também possui um lado menos brilhante ao ‘desumanizar’ as relações e ao virar instrumento de manipulação em seu próprio desfavor.
Privacidade e relacionamentos
Nesta lógica, torna-se necessário assumir a verdade que preconiza que a tecnologia coloca os relacionamentos à prova por meio de aplicativos, redes sociais e outras ferramentas que aludem à bisbilhotice da intimidade da cara-metade em quase todas as dimensões da sua esfera privada e que alimentam a desconfiança, a falta de honestidade em relação ao Outro e a construção de situações, eventos e contextos fictícios (os famosos “filmes”) que tendem a fomentar os ciúmes, as discussões e, a determinado ponto, o término da relação em causa.
Assim sendo, é importante reforçar que o papel do rastreador não é o de invasor daquilo que é a vida pessoal de cada pessoa, mas o de fornecer informações que visem a segurança do seu usuário – sendo que o exemplo mais premente é o de rastreador de veículos corporativos, cuja função primordial é a de informar as chefias sobre o estado e o paradeiro dos carros e o comportamento dos condutores dos mesmos ao serviço das empresas que representam.
Rastrear para quê?
Acima de tudo, rastrear é uma ação que parte do exercício de consciência de que monitorar é cuidar, prevenir e assegurar de que o objeto ou entidade visada se encontra bem; é saber utilizar o livre arbítrio em consonância com a integridade, a confiança, a democracia e a liberdade para respeitar o Outro sem imposição de idéias nem ideais. Rastrear é, sobretudo, evidenciar esforços para que a cidadania tenha sentido pleno numa sociedade cada vez mais adoecida pela gangrena do poder e do controle.
O Rastreador de Namorados funciona mesmo?
Muitos já instalaram o Rastreador de Namorados, mas a maioria das pessoas ainda fica na dúvida. O criador garante que o aplicativo funciona perfeitamente, dizendo que já o app já foi bem testado e aprovado.
Conforme eles, todos o que já instalaram puderam se surpreender com a alta precisão das informações. Além disso, o aplicativo pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, já que o número de usuários chega a ser igual. O usuário consegue até saber o tempo da ligação que o namorado fez.
Aproveite e proteja também o seu carro ou moto, colocando um rastreador em seu bem.
E também é possível ver os torpedos que a pessoa envia e recebe, assim como também o número de quem ligou. Fora que o app mostra até o que está se passando ao redor da pessoa, por meio de áudio, além é claro, da localização.
Como funciona o Rastreador de Namorados?
O Rastreador de Namorados é um aplicativo que atua como espião. Ou seja, a namorada ou namorado instala ele no aparelho celular do parceiro e, sem ele saber, envia informações sobre o mesmo, como: cópias das mensagens enviadas por SMS, registro das chamadas, se a pessoa desligou o aparelho, mostra o áudio em tempo real de tudo o que ocorre ao redor e localização da pessoa espionada.