Proteja o que é seu com um Rastreador!

Faça já uma cotação e receba várias propostas com os melhores preços do mercado!

Rastreador veicular gratuito

Uma alternativa para localizar veículos roubados é o rastreador veicular gratuito. Entenda como ele funciona e se possui uma boa eficácia.

O rastreador veicular oferece vantagens múltiplas para o condutor que confia nesse serviço de localização que faz uso de tecnologia de ponta.

No entanto, ele pode afastar muitas pessoas que procuram por segurança, confiabilidade e economia, uma vez que o rastreador é um serviço que funciona à base de mensalidades, além do contrato de aluguel do equipamento oferecido pelas companhias especializadas.

Mas há quem tem apostado no rastreador veicular gratuito, uma opção que barateia, e muito, o serviço de rastreamento, e oferece as tão afamadas vantagens desse equipamento, cada vez mais popular e utilizado aqui, no Brasil.

A verdade é que o rastreador consegue trazer bons resultados, e isso pode ser observado na pesquisa feita pela Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento).

No levantamento que considerou o período de 2005 a 2013, das empresas analisadas que tinham rastreadores nos veículos, foram evitados roubos e furtos e isso resultou em uma economia de R$ 27 bilhões.

Em relação aos veículos que foram recuperados, 69% eram caminhões, 27% automóveis e 4% motocicletas.

Quando se olha o percentual de cada tipo de veículo que possui rastreamento, nota-se que os carros são mais rastreados e representam 50% do setor, seguidos pelos caminhões com 35% e as motocicletas, 12%.

Apesar desses percentuais, o total da frota que possui um rastreador veicular é bastante baixo, representa apenas 5% do total.

Esses dados representam apenas os rastreadores veiculares com mensalidade, isso porque não se consegue ter um controle sobre o rastreador veicular gratuito uma vez que não existem empresas que os administram.

Rastreador veicular gratuito

Imagem: Getty Images

O que é o rastreador veicular gratuito?

Quando se fala de rastreador veicular gratuito, muita gente está se referindo a um que não possui mensalidade fixa.

É preciso entender que para adquirir o aparelho que fará a localização do veículo é preciso investir algum dinheiro para comprá-lo.

Além disso, ele pode ter alguns outros custos, por exemplo, quando se usa o smartphone para fazer o rastreamento é preciso colocar créditos.

Pode também ser necessária fazer uma manutenção no equipamento ou algum tipo de atualização e isso também acaba gerando custos.

Para que fique claro, nesse artigo quando for mencionado o rastreador veicular gratuito, entenda como sendo o sem mensalidade, afinal, nada é de graça.

Como funciona o rastreador veicular gratuito

Para compreender como a tecnologia de rastreamento tem simplificado a rotina dos consumidores e condutores, vamos entender como funciona esse tipo de rastreamento veicular gratuito.

É preciso, primeiramente, de um celular smartphone ou rastreadores dedicados, desde que contenham com um sistema de GPS.

Esse sistema tem a capacidade de coletar, constantemente, informações de localização a partir do sistema da rede de telefonia e que, por sua vez, são encaminhados a um servidor, que pode ser um monitor, como a tela do seu próprio celular ou outro dispositivo portátil, como um tablet, por exemplo.

Para compreender melhor, vamos dividir o serviço em duas categorias:

Dispositivo rastreador

Trata-se do equipamento que será utilizado para coletar as informações de localização.

O smartphone, por exemplo, fazendo uso da rede de telefonia da empresa contratada por você, fornece essa informação em tempo real, o que facilita a procura pelo veículo, em caso de roubo ou furto.

Ele pode ser feito por um rastreador dedicado, que oferece funções diversas, como desligar remotamente o veículo, saber se está ligar ou não e checar o nível de combustível, entre outras, ou pelo smartphone, que coleta e envia os dados sobre a localização do automóvel.

Dispositivo monitor

Com o equipamento de rastreamento instalado, é preciso dedicar os esforços e atenções, agora, à monitoração do veículo. Para tanto, dá para se manter informado por uma série de dispositivos e serviços, como, por exemplo:

Celular (via SMS): com ele, o serviço de mensagens mantém o condutor informado sobre a localização atual do veículo. Alguns modelos ainda permitem que comandos sejam disparados via SMS, o que depende da velocidade de envio e recebimento de mensagens.

Aplicativo: ele é instalado diretamente no smartphone, o que permite um acompanhamento mais preciso sobre a localização do veículo, sem precisar digitar mensagens SMS para saber a atual localização.

Web: existem portais especializados para saber a localização do veículo.

Rastreador veicular gratuito x com mensalidade

Entende um pouco sobre como funciona e as opções de rastreador veicular gratuito é possível notar que existem diferentes equipamentos que podem ser utilizados para fazer essa função.

A questão é a qualidade no serviço oferecido, isso porque os que não possuem mensalidade ficam sob total responsabilidade de seus donos e tende a dar mais problemas como acabar os créditos do chip utilizado, ficar sem bateria, parar de monitorar sem que a pessoa perceba e outros.

Por conta disso, podemos dizer que o rastreador veicular gratuito funciona, porém, não pode ser considerado um serviço tão eficiente.

2 Comentários

  • marido de aluguel says:

    Olá! Achei que fosse chegar no final da matéria e encontraria uma plataforma “gratuita” ou uma formula “mágica”, pois bem , quebrei a cara e estou gastando mais um tempo aqui para criticar esta perde de tempo, assim como perdi o meu, vocês que estão lendo este comentário, estão perdendo um pouco mais o seu.

    Att

    • Andréia Silveira says:

      Boa tarde!,

      Obrigada por comentar no Rastreadores.org!

      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https:// goo.gl/EhyNVu e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas